Enunciado

Resolva o Exercício 14 supondo que o tanque de água esteja cheio até a metade.

Passo 1

Vamos usar nossa criatividade para interpretar esse problema. Queremos o trabalho para bombear toda a água para cima. Podemos cortar nosso volume de água em fatias bem fininhas e considerar que a força para mover uma fatia é constante e deve superar a força peso.

Aí lembramos que para uma força constante:

W = F f a t i a d

Para descobrimos o trabalho total, devemos somar o trabalho realizado em cada fatia. Vamos lá!

Passo 2

Vamos descobrir o valor da força por fatia.

Já que nossas fatias são bem finas, podemos dizer que elas têm uma altura infinitesimal d x e raio de 5   p é s . Logo, o volume delas é:

V = 5 2 π d x = 25 π d x   p é 3

Para achar a força peso, podemos multiplicar o volume pela densidade de peso da água que é igual a 62,4   I b / p é 3 . E como queremos que a força por fatia supere a força peso:

F f a t i a = P = 62,4 V = 1560 π d x   I b

Passo 3

Precisamos entender agora como é o nosso valor de d para cada fatia:

Repara que podemos escrever:

d = 9 - x   p é s

Sendo que x vai de 0 a 4,5   p é s .

Passo 4

O trabalho fica com essa carinha:

W f a t i a = F d =   1560 π d x ⋅ 9 - x = 1560 π 9 - x d x  

Mas queremos o trabalho total. Lembra que integrar também é calcular somatório:

W t o t a l = ∫ 0 4,5 1560 π 9 - x d x = 47385   π   p é s ⋅ I b

Resposta

W t o t a l = 47385   π   p é s ⋅ I b

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma corda com 60 m e pesando 6 kg/m está pendurada verticalmente na parede de um poço. Se um peso de 45 kg for levantado pela corda, ache o trabalho realizado ao se puxar a corda e o peso para cima do
Um tanque cilíndrico circular reto com a profundidade de 360 cm e um raio de 120 cm está cheio até a metade, com óleo pesando 1,2 g/cm³. Ache o trabalho realizado para se bombear o óleo a uma altura d
Uma força de 500 dinas estica uma mola de seu comprimento natural de 20 cm, até um comprimento de 24 cm. Ache o trabalho realizado ao esticar a mola de seu comprimento natural até 28 cm.
Uma força de 8 N estica uma mola, cujo comprimento natural é 4 m, em 50 cm. Ache o trabalho realizado ao esticar a mola de seu comprimento natural até 5 m.
Uma mola tem um comprimento natural de 10 cm e uma força de 30 dinas a estica até 11 1 2 cm. (b) Ache o trabalho realizado ao esticar a mola de 12 para 14 cm.