Multiplicação de Números Decimais

Resumo

Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova.

Quando estamos aprendendo Matemática, nem sempre lidamos com números inteiros, algumas vezes um inteiro não é um número adequado para representar o objeto de estudo, por exemplo para sabermos se estamos com febre, medimos se nossa temperatura está mais alta que 37,5°C. Nesse caso estamos utilizando um número decimal para representar o valor da temperatura. E assim como com números inteiros podemos fazer operações com números decimais. Então vamos dar uma olhada na multiplicação de números decimais.

Quando multiplicamos dois números decimais, podemos usar uma estratégia muito simples para efetuar a conta de multiplicação. Vamos aprender enquanto fazemos um exemplo:

Quero multiplicar:

$$⁍$$

Primeiro temos que contar o número total de casas decimais que estão fazendo parte da operação, lembrando que as casas decimais, são aquelas depois da vírgula. No exemplo temos 2 casas em 12,15, e 1 casa decimal em 3,1. Logo temos 3 casas decimais no total nessa operação.

Agora podemos realizar a multiplicação dos dois números, ignorando a vírgula. Exatamente! A gente vai fazer a multiplicação como se as vírgulas não existissem e tivéssemos multiplicando dois números inteiros:

Agora, no resultado que encontramos teremos que recolocar o número de casas decimais que contamos anteriormente. Nesse exemplo contamos que existiam 3 casas decimais, então, contamos da direita para a esquerda, 3 números e colocamos a vírgula:

Então esse é o resultado da nossa multiplicação inicial:

$$⁍$$

E esse é o procedimento para multiplicar quaisquer dois números que contenham casas decimais, beleza? Se quiser ver mais conteúdo sobre Matemática, ou até se aprofundar e aprender um pouco de Cálculo? Tudo isso e muito mais no nosso site. Temos exercícios resolvidos, vídeos e resolução de livros da sua faculdade!

Conteúdos Complementares