Tipos de Triângulos

Resumo

Fala aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova. Hoje vamos falar de triângulos, existem três tipos de triângulo e um tipo especial:

Equilátero

Os triângulos equiláteros são os mais bonitinhos, sabe porquê? Porque eles têm todos os lados do mesmo tamanho, e todos o ângulos iguais! A soma dos ângulos internos de um triângulo são sempre 180 ° , então no caso do triângulo equilátero 180 ÷ 3 = 60 .

Isósceles

O triângulo isósceles ele é quase irmão do triangulo equilátero, só que no caso dele, ele tem dois lados iguais e um lado diferente. Por esse motivo ele também possui dois ângulos com mesmo valor enquanto que o terceiro tem valor diferente!

Apesar das imagens serem semelhantes não se engane! No triângulo isósceles a cima os lados A B - e A C - são iguais, enquanto os ângulos θ , que podem ser vistos na base do triângulo, possuem o mesmo valor!

Escaleno

O triângulo escaleno é o mais diferente de todos, porque nele não temos lados iguais e não temos ângulos iguais! Olha um exemplo abaixo:

Os três lados tem tamanhos diferentes!

Triângulo Retângulo

Esse é o queridinho dos professores! O triângulo retângulo tem uma característica muito especial, e seus lados ainda recebem nomes! O triângulo retângulo tem sempre um ângulo de 90 ° , e o lado oposto a esse ângulo recebe o nome de Hipotenusa e é sempre o lado de maior comprimento o triângulo, os dois outros lados recebem o nome de catetos.

Aqui você encontra tudo que você precisa para entender mais um pouco de Geometria, e nunca mais ficar perdido no assunto.

Conteúdos Complementares