Aços

Teoria Completa

E aí, tudo bem?

Já repararam que nos vivemos no mundo do aço? Muitaaaas coisas a nossa volta ? Os jetsons já previão isso ahaha. A estrutura de uma casa, carro, elevador, utensílios, vixiii muita coisa.

Vamos entender porque este material é tão empregado em diversas situações.

Denominação

Os aços são ligas de ferro com até 2,0% de carbono, podendo conter outros elementos de como Cr, Mn, Si, Mo, V, Nb, W, Ti, Ni e muitoo mais a adição destes elementos vai depender das propriedades que você pretender obter dos aços. Por exemplo: um material que você queira que seja resistente a corrosão, pode- se adicionar cromo na composição.

O aço é muito usado para a produção de elementos mecânicos como por exemplo: engrenagens, eixos, ferramentas (martelos, serras,) ou estruturas (pontes, prédios). O principal motivo do ferro ser o elemento mais consumido mundialmente é por ser utilizado na fabricação de a��os (e também dos ferros fundidos). Hááá além do minério deste material ser abundante no planeta.

E sabe porque desta aplicação toda?

Devido ao baixo custo de obtenção, grande versatilidade de propriedades devido a mudanças na composição química, tratamentos térmicos e/ou no processamento e, principalmente da elevada ductilidade e elevada dureza.

Classificação

Para classificar alguma coisa é preciso ter um critério. Podemos classificar um objeto de acordo com o critério cor (rosa/branco/roxo) ou peso (leve/pesado).

A classificação pode depender da composição química, processamento, microestrutura, propriedades ou aplicações.

Olhem alguns exemplos de classificações:

  • Classificação Genérica
  • Nessa classificação, os aços são classificados conforme o teor de carbono:

    Aço extra-doce:

    Aço meio-doce: 0,15%C até 0,30%C

    Aço meio-duro: 0,30%C até 0,60%C

    Aço duro: 0,60%C até 0,70%C

    Aço extra-duro: 0,70 até 2,00%C

  • Classificação Quanto às Propriedades
  • Aços de alta resistência e baixa liga;

    Aços de alta resistência;

    Aços inoxidáveis;

    Aços indeformáveis

    Aços para fins elétricos e magnéticos

  • Classificação Quanto às Aplicações
  • Aços estruturais

    Aços para molas

    Aços para beneficiamento

    Aços para cementação ou nitretação

    Aços ferramentas

    Aço carbono

    O aço carbono é uma liga metálica, com teor de carbono que varia de 0,008% a 2,11%. Estes açõs são classificados da seguinte maneira:

  • Baixo carbono (até 0,30% de carbono)
  • Apresenta baixa resistência, porém, é usinável e soldável. Baixa dureza e boa tenacidade e ductilidade. De forma geral,  não é tratado termicamente.  

  • Médio carbono (de 0,30% a 0,60%)
  • Tem uma boa resistência para o tratamento térmico, é um material duro, atenaz e ducti, e essas características é porque o aço não tem apresenta uma quantidade elevada de carbono. É um material com uma boa temperabilidade em água e é um dos tipos mais comuns de aço, além de encontrarmos facilmente.

  • Alto carbono  (acima de 0,60%)

Boa resistência ao desgaste e dureza. Massss o elevado teor de carbono reduz a ductilidade quando comparado aos outros aços. Geralmente, são utilizados temperados ou revenidos, possuindo propriedades de manutenção de um bom fio de corte. 

Aço- Liga

Conhecido também como aço especial, é uma liga de ferro-carbono com elementos de adição (níquel, cromo, manganês, tungstênio, molibdênio, vanádio, silício, cobalto e alumínio) para fornecer a este material características especiais, como: resistência à tração e à corrosão, elasticidade e dureza, entre outras, tornando-os melhores do que os aços-carbono comuns.

E pra que adicionar estes elementos?

Como eu te disse antes, ele promove mudanças microestruturais e consequentemente mudam as propriedades físicas e mecânicas.

Estes materiais costumam ser usados conforme os elementos que são adicionados, como, por exemplo, aço-níquel, aço-cromo e aço-cromo-vanádio.

É possível encotrarmos estes materiais em diferentes setores, tipo: industriais, construção civil naval, petrolífera, automobilística, aeronáutica e vários outros.

Este tipo de aço pode apresentar teores de elementos adicionados maiores que 5%. Exemplo destes materiais: aços temperados e revenidos, aços tratáveis termicamente e aços resistentes à corrosão e ao calor.

Ufaaa muita informação né? Vamos exercitar? :D

Expandir

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas