Ferro fundido

Teoria Completa

E aí, tudo bem?

Vimos até agora que o aço tem em sua composição até no máximo 2,14% de carbono, e acima disso o que teremos? O nosso ferro fundido. Como esse lindo ferro de passa roupa das nossas avós.

Vamos entender as características destes materiais, vem comigo :D

Denominação

O ferro fundido é uma misturinha de ferro com carbono mais silício, onde há uma liga com mistura de componentes facilmente fundidos e que pode ser de vários tipos, branco, cinzento ou nodular. O ferro fundido é um material importante para as indústrias, por aguentar condições extremas, como em resistência de calor, temperaturas criogênicas, corrosão ou abrasão. Este material é muito usado em máquinas e equipamentos,

Estes materiais são classificados em: Branco, Cinzento e Dúctil (nodular)

Ferro Fundido Branco

A principal característica deste material, como o próprio nome diz , superfícies fraturada na cor branca, e sabe porque dessa característica? À presença de um precipitado de carboneto de ferro chamado cementita. A cementita que precipita das formas fundidas como partículas relativamente grandes, como vocês podem olhar na imagem alí embaixo.

Esse material apresenta também carbonetos eutéticos na sua composição que são muito grandes e favorece no endurecimento por precipitação. Também ocorre o aumento da dureza. E no que isso implica? Em um material muuuuuuito frágil que não pode ser usada em componentes estruturais.

Então onde pode ser usado??

Como é um material duro, resistente à abrasão e custo relativamente baixo, ele é muuuito usado em aplicações como por exemplo: faces de desgaste de bombas de polpa, revestimentos e barras de elevação na esfera de moinhos e moinhos autógenos, entre outras aplicações.

Ferro fundido cinzento

Uma característica deste material é a presença de carbono livre ou grafita, e as características dessa composição como a forma da grafita, a dimensão dos veios e a sua distribuição afetam muuuito nas propriedades do ferro fundido.

Outra coisaaaa, também encontramos na microestrutura ferrita e perlita; se a ferrita predominar, a usinabilidade do material é boa, porém a resistência mecânica e a resistência ao desgaste são lesadas. Se a perlita for dominante, o material apresentará melhor resistência mecânica. Mas agora se o teor de ambas forem o material será duro e terá uma resistência mecânica ok.

 

Os elementos de liga e o tratamento térmico modificam a microestrutura dos mateirias , favorecendo na melhora das propriedades mecânicas. E isso ocorre por rola a mudança de fase do ferro,, por exemplo, podendo ser encontradas perlita fina ou a martensita.

E quais elementos pode influenciar? Carbono, silício e o fósforo.

Sabe qual deles pode influenciar mais??

O silício porque ele pode formar a grafita. E com isso aumenta a resistência à corrosão e à oxidação a temperaturas elevadas do material.

Ferro fundido nodular

O Ferro fundido nodular é o material com uma baita ductilidade sendo beemm parecidinho com o aço. Além de ter uma boa usinabilidade e razoável estabilidade dimensional.

Agora vamos falar de custos, é um pouco mais caro que o ferro fundido cinzento, devido às estreitas faixas de composição químicas utilizadas para este material. Este material é muito usado para fabricação de elementos que precisam resistir ao impacto à tração.

Exemplos de aplicação: tampas de cilindro; engrenagens; porcas e etc.

Expandir

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas