Superligas

Teoria Completa

E aí, tudo bem?

Fala ai galera, vocês devem ter olhado para o titulo e ter pensado WTF????? Simmm gurizada temos essa super classificação dos metais não ferrosos, e porque estes materiais são considerados superligas? Vem comigo...

Superligas

Para entendermos melhor sobre este material, vamos voltar a uns anos atrás... esses materiais foram desenvolvidos depois da 2º guerra mundial, pois era necessário “super” materiais, materiais com uma boa resistência mecânica, à corrosão (em altíssimas temperaturas), esses materiais tende a apresentar uma boa resistência à fadiga e a fluência.

As superligas mais usuaaais são a base de: ferro, níquel e cobalto. Vamos entender como funciona cada umas dessas superligas!!

Superligas-Níquel

Essa classificação de supermateriais foram produzidas para serem utilizados em condições que exijam uma enoooorme resistência mecânica a altas temperaturas e deve resistir à fluência.

E para resistir à fluência o que é necessário??

Para ter uma boa resistência à fluência o material deve ter uma elevada rigidez e uma baixa taxa de difusão a altas temperaturas. E sabe onde ele é mais usado? Turbinas de avião, de vapor, centrais nucleares entre outros.

Superligas- Cobalto

Essas superligas são usadas em condições de trabalho onde a temperatura varia entre: 540 °C e 1204°C e esses materiais apresentam uma elevada dureza.

As superligas de cobalto mais usadas na indústria são a Haynes 25 e a Stellite 6B. A Haynes 25 é muuuuito usada em elementos que trabalham em altas temperaturas, em turbinas a gás (na figura alí em baixo) e reatores nucleares, além de peças que devem suportar ao desgaste.

A Stellite 6B, que tem um teor maior de cromo, e tem uma alta resistência à erosão, usada em tubulações que transportam fluidos com partículas em suspensão em altas velocidades e temperaturas, cascos, cabos e palhetas de turbinas, tubos e válvulas . Não sei se vocês sabem mas várias pessoas tem alergia aquelas “bijuterias”, porque geralmente são feitas de níquel, então para evitar reações alérgicas graves, então, componentes médicos são muitas vezes à base de cobalto.

Expandir

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas