Enunciado

Considere uma amostra de gelo a - 10 ° C e 1 atm de pressão. Usando a Figura 9.2 , que mostra o diagrama de fases pressão-temperatura para o H 2 O , determine a pressão à qual a amostra deve ser elevada ou reduzida para fazer com que ela (a) se funda e (b) sublime.

Passo 1

Olá! Tudo bem? Neste problema utilizaremos o Passo 1 para a explicação do item (a), e o Passo 2 para a explicação do item (b).

(a) De acordo com a Figura 9.2 , o diagrama de fases pressão-temperatura para H 2 O ; Se uma linha vertical for construída a - 10 ° C , o derretimento ocorre (mudando a pressão) ao percorrermos verticalmente (para cima) a essa temperatura. Deste modo, cruzamos o limite da fase Gelo-Líquido. Isso ocorre em aproximadamente 570   atm; assim, a pressão da amostra deve ser aumentada de 1 para 570   atm.

Passo 2

(b) Para determinar a pressão na qual a sublimação ocorre nessa temperatura, movemos verticalmente para baixo de 1 atm até cruzarmos o limite da fase Vapor de Gelo. Essa interseção ocorre em aproximadamente 0,0023 atm.

Resposta

(a) 570 atm.

(b) 0,0023 atm.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Qual é a condição termodinâmica que deve ser atendida para que exista um estado de equilíbrio?
A uma pressão de 0,01 atm, determine (a) a temperatura de fusão para o gelo e (b) a temperatura de ebulição para a água.
Dois compostos intermediários, A B e A B 2 , existem para os elemento A e B. Se as composições para A B e A B 2 são de 34,3%p A-65,7%p B e 20,7%p A-79,3%p B, respectivamente, e se o elemento A é o pot
A Figura 9.38 mostra o diagrama de fases pressão-temperatura para o H 2 O . Aplique a regra das fases de Gibbs para os pontos A, B e C; isto é, especifique o número de graus de liberdade em cada um de
A Figura 9.36 é o diagrama de fases alumínio-neodímio, para o qual apenas as regiões monofásicas estão identificadas. Especifique os pontos temperatura-composição onde ocorrem todos os eutéticos, eute