Exercícios Resolvidos de Controle cascata

Ver Teoria

Enunciado

Explique resumidamente como funciona o controle cascata.

Passo 1

O controle cascata usa a correção de uma variável secundária que responde mais rapidamente à mudanças no processo para controlar a variável primária. Sendo assim, após a definição da variável primária controlada, é definida uma segunda variável chamada de secunária (ou servo) cuja função será garantir que a variável primária não saia do valor desejado.

A lógica é a seguinte: se a variável secundária sair do seu setpoint, ela irá se autocorrigir antes mesmo do erro se propagar para a variável primária, e, se a variável primária sair do seu setpoint, o controlador primário (que está atrelado à variável primária) mudará o setpoint do controlador secundário (que está atrelado à variável secundária) de modo que o novo setpoint da variável servo corrija o mais rapidamente possível a variável primária e a mesma possa voltar ao seu setpoint quase que instantaneamente.

Em outras palavras, a variável secundária vive para atender às necessidades da variável primária, e, como a variável secundária responde mais rapidamente (menor constante de tempo), as correções na variável primária acontecem mais rapidamente.

Resposta

O controle cascata usa a correção de uma variável secundária que responde mais rapidamente à mudanças no processo para controlar a variável primária.