Exercícios Resolvidos de Controle cascata

Ver Teoria

Enunciado

Para o sistema abaixo identifique o sistema em cascata, qual é a variável primária e a variável secundária. Discuta rapidamente também o funcionamento do sistema de controle.

Obs: Os sensorese/transmissores estão omitdos.

Passo 1

Neste caso temos um tanque com uma alimentação e duas correntes de saída. Nesse sistema, temos apenas uma malha de controle que está em cascata, uma vez que temos dois controladores, um alimentando o outro.

Passo 2

Como pudemos ver temos dois controladores numa mesma malha em um configuração característica de uma malha cascata. Um desses controladores recebe a informação do nível do fluido do tanque, LC, e o outro, recebe a informação doa vazão em uma das saídas do tanque, FC.

Para saber qual é o primário e qual é o secundário, podemos utilizar aquela dica: o secundário é sempre o que manda o sinal para a válvula. Dessa forma, o controlador secundário é o FC, e a variável secundária é a vazão de saída do tanque. O controlado LC é o primário e o nível do tanque é a variável primária.

Passo 3

Vamos entender como acontece o controle então.

A variável primária é o nível do tanque, e por isso, ele não pode sair do seu setpoint. Se isso acontecer, o controlador LC perceberá isso e mandará um sinal alterando o setpoint da vazão de saída, que é a variável secundária, para o FC. O FC por sua vez garantirá que o novo setpoint que atenda à exigência do LC seja alcançado e irá manipular a válvula para que isso aconteça.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)