Lista de Exercícios Resolvidos de Tensões Trifásicas

Ver Teoria

Determine a sequência de fases de um circuito trifásico equilibrado no qual V b n = 4 4 0 ∠ 130 °   V e V c n = 440 ∠ 10 °   V . Obtenha V a n .

Ver solução completa

Para uma carga conectada em estrela, as expressões no domínio do tempo para três tensões linha-neutro nos terminais são:

v A N = 120 cos ⁡ ω t + 32 °   V

v B N = 120 cos ⁡ ω t - 88 ° V

v C N = 120 cos ⁡ ω t + 152 ° V

Escreva as expressões no domínio do tempo para as tensões linha-linha v A B , v B C e v C A .

Ver solução completa

Uma carga conectada em triângulo equilibrada tem corrente de linha I a = 5 ∠ - 25 °   A . Determine as correntes de fase I A B , I B C e I C A .

Ver solução completa

Um sistema trifásico com sequência a b c e V L = 440   V alimenta uma carga conectada em estrela com Z L = 40 ∠ 30 ° Ω . Determine as correntes de linha.

Ver solução completa

Qual a sequência de fases de um circuito trifásico equilibrado para o qual V a n = 120 ∠ 30 °   V e V c n = 120 ∠ - 90 °   V ? Determine V b n .

Ver solução completa

Se V a b = 400   V em um gerador trifásico conectado em estrela equilibrado, determine as tensões de fase supondo que a sequência de fases seja:

  1. a b c
  2. a c b

Ver solução completa

Uma fonte conectada em triângulo equilibrada tem tensão de fase V a b = 416 ∠ 30 °   V e uma sequência de fases positiva. Se esta for conectada a uma carga em triângulo equilibrada, determine as correntes de linha e de fase. Adote como impedância de carga por fase 60 ∠ 30 °   Ω e impedância de linha por fase 1 + j 1 .

Ver solução completa

No sistema estrela-triângulo mostrado na figura, a fonte é uma sequência positiva com V a n = 240 ∠ 0 °   V e impedância por fase Z p = 2 - j 3 Ω . Calcule a tensão de linha V L .

Ver solução completa

Um sistema trifásico equilibrado com tensão de linha igual a 202   V r m s alimenta uma carga conectada em triângulo com Z p = 25 ∠ 60 ° .

(a) Determine a corrente de linha.

Ver solução completa

Uma carga conectada em triângulo equilibrada possui uma corrente de fase I A C = 5 ∠ - 30 °   A .

  1. Determine as três correntes de linha supondo que o circuito opera na sequência de fases positiva.
  2. Calcule a impedância de carga se a tensão e linha for V A B = 110 ∠ 0 °   V .

Ver solução completa