Exercícios Resolvidos de Energia de Ionização

Ver Teoria

Enunciado

a) Geralmente, a primeira energia de ionização de um período cresce da esquerda para a direita com o aumento do número atômico. Por quê?

b) Examine os dados dos elementos dos blocos s e p dados abaixo. Anote qualquer exeção da regra em (a). Como você explica essas exceções?

Passo 1

a) A regra geral é de que a primeira energia de ionização cresce da esquerda para a direita em um período devido ao aumento da carga nuclear efetiva dos átomos dos elementos.

Passo 2

b) A gente vai analisar período por período e ver as exceções, ou seja, quando a EI diminui ao invés de aumentar no período.

Do grupo 1 para o grupo 2 existe um aumento da EI em todos os períodos, não existe exceção à regra geral.

Do grupo 2 para o grupo 13 existe uma diminuição da EI no 2º, 3º e 4º períodos.

Entre os grupos 14 e 15, a única exceção fica entre o Pb e o Bi.

Entre os grupos 15 e 16, a exceção pode ser vista no 2º, 3º e 4º períodos.

Entre os grupos 17 e 18 a exceção está entre At e Rn.

Passo 3

Agora vamos explicar as exceções.

Entre os grupo 2 e 13 a diminuição da EI pode ser explicada por dois fatores.

Vamos pegar como exemplo o Mg e o Al.

M g :   1 s 2   2 s 2   2 p 6   3 s 2 12  

A l :   1 s 2   2 s 2   2 p 6   3 s 2 13     3 p 1  

O último elétron do alumínio está no subnível 3p enquanto o último elétron do magnésio está no subnível 3s.

O subnível 3p é mais energético que o subnível 3s. E como a gente sabe, quanto mais energético o subnível, menos energia a gente precisa dar ao elétron para soltá-lo. Por isso que retirar elétrons de n s maiores é mais fácil lembra?

Além disso, subníveis do tipo p ( l = 1 ) apresentam 3 orbitais degenerados, ou seja, no mesmo nível energético.

Agora olha aí o 3p¹:

Com um orbital ocupado por um elétron e outros dois orbitais vazios, é complicado pro átomo manter a degenerescência desses orbitais. Se o átomo sofrer a ionização e perder esse elétron, fica mais fácil manter os três orbitais (agora igualmente desocupados) no mesmo nível energético.

Por isso o átomo “facilita” a saída do elétron e ocorre um abaixamento da EI.

Isso ocorre para os períodos 2, 3 e 4 dessas famílias.

Por que isso não ocorre nos períodos 5 e 6?

Esses caras estão obedecendo a regra geral, então isso basta pra explicar.

Mas se você quer entender um pouco melhor, negócio é o seguinte. Todos os efeitos estão ocorrendo ao mesmo tempo: o aumento da carga nuclear efetiva, a questão do subnível p ser mais energético que o s e a degenerescência dos orbitais p.

No 2º, 3º e 4º período os dois últimos efeitos “ganham” do efeito da carga nuclear efetiva, já no 5º e 6º o efeito da carga nuclear efetiva é mais importante que os demais.

Um explicação plausível para isso é a baixo poder de blindagem dos subníveis do tipo d e f.

Há muito tempo atrás a gente conversou sobre os nós dos orbitais e vimos que os orbitais d e f tem muito mais nós que os orbitais do tipo s e p.

Com mais nós, eles blindam menos a carga nuclear. Por isso a blindagem oferecida por elétrons em orbitais d e f é menor.

Agora olha a configuração eletrônica do Ba e do Tl:

B a :   1 s 2   2 s 2   2 p 6   3 s 2   3 p 6   4 s 2   3 d 10   4 p 6   5 s 2   4 d 10   5 p 6   6 s 2 56  

T l 81   :   1 s 2   2 s 2   2 p 6   3 s 2   3 p 6   4 s 2   3 d 10   4 p 6   5 s 2   4 d 10   5 p 6   6 s 2   4 f 14   5 d 10   6 p 1

A partir do 5º período os caras começam a ter muitos elétrons ocupando orbitais do tipo d e f na configuração eletrônica. Com menor blindagem, o aumento da carga nuclear efetiva se torna mais importante que os outros efeitos.

No caso, dos 25 elétrons que diferenciam a configuração eletrônica do Ba e do Tl, 24 são d ou f.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios de Livros Relacionados

Os números atômicos (Z), configurações eletrônicas e número de elétrons desemparelhados de cinco íons estão na tabela abaixo. Suponha que todos os elétrons desemparelhados têm spins paralelos. Indique
111. As energias de ionização geralmente crescem da esquerda para a direita na tabela periódica. A energia de ionização do oxigênio, entretanto, é menor do que a do nitrogênio e a do flúor. Explique e
Como elementos, as moléculas têm energias de ionização. Defina a energia de ionização de uma molécula. Prediga que composto tem energia de ionização maior: S i C l 4 ou S i I 4 . Justifique sua prediç
121. Os orbitais atômicos podem ser combinados para formar orbitais moleculares. Nestes orbitais, existe uma probabilidade diferente de zero de encontrar um elétron em qualquer um dos átomos que forma
114. Na técnica espectroscópica conhecida como espectroscopia fotoeletrônica (PES), a radiação ultravioleta é dirigida para um átomo ou molécula. Elétrons são ejetados da camada de valência e suas ene