04 - Um técnico de laboratório preparou 4 soluções diferentes: uma solução de CuSO4, uma de H2 SO4, uma de NaOH e uma de Na2 CO3. Contudo, esqueceu de nomear cada um dos frascos com o seu conteúdo. Para identificar cada uma das soluções, o técnico realizou misturas entre elas e obteve as seguintes observações experimentais:
  • Ao misturar o frasco A com B, foi observado um leve aumento de temperatura.
  • Ao misturar o frasco A com C, foi observado um desprendimento de gás.
  • Ao misturar o frasco B com D, foi observada a formação de um precipitado gelatinoso com coloração azulada.
  • Ao misturar o frasco C com D, foi observada a formação de um precipitado com coloração azulada.
Com base nos dados apresentados, considere as seguintes afirmativas:
  1. O frasco A contém ácido sulfúrico.
  2. O frasco B contém carbonato de sódio.
  3. O frasco C contém hidróxido de sódio.
  4. O frasco D contém sulfato de cobre.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 4 é verdadeira.
-b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1,2,3 e 4 são verdadeiras.

Passo 1

A questão dá quatro frascos (A, B, C e D) contendo soluções de $\mathrm{CuSO}_4$, $\mathrm{H}_2\mathrm{SO}_4$, $\mathrm{NaOH$ e $\mathrm{Na}_2\mathrm{CO}_3$, sem identificação. Pelos testes de mistura (aumento de temperatura, liberação de gás, formação de precipitados coloridos), precisamos usar conhecimento de reações ácido–base, reações ácido–carbonato (produção de $\mathrm{CO}_2$) e precipitação de sais de cobre para atribuir cada substância ao frasco correto.

Passo 2

Ao misturar A com B houve um leve aumento de temperatura sem gás. Isso é típico de uma neutralização ácido–base forte (reação exotérmica) sem liberação de $\mathrm{CO}_2$, ou seja, envolve $\mathrm{H}_2\mathrm{SO}_4$ e $\mathrm{NaOH$. Então A e B são, nessa mistura, o ácido sulfúrico e a base forte.
Na mistura de A com C observou-se desprendimento de gás, característico de reação de ácido com carbonato:
CO2
Isso confirma que A é $\mathrm{H}_2\mathrm{SO}_4$ e C é $\mathrm{Na}_2\mathrm{CO}_3$.

Passo 3

Ao misturar B com D formou-se um precipitado gelatinoso azul. Esse precipitado é $\mathrm{Cu(OH)}_2$, típico da reação de um composto de cobre com base forte:
Cu(OH)2
Logo B é $\mathrm{NaOH$ e D é $\mathrm{CuSO}_4$.
A mistura de C com D deu precipitado azul de carbonato ou carbonato básico de cobre, confirmando que C é $\mathrm{Na}_2\mathrm{CO}_3$ e D é $\mathrm{CuSO}_4$.

Passo 4

Portanto, as atribuições finais são:
A → $\mathrm{H}_2\mathrm{SO}_4$
B → $\mathrm{NaOH$
C → $\mathrm{Na}_2\mathrm{CO}_3$
D → $\mathrm{CuSO}_4$
Comparando com as afirmativas:
  1. A contém $\mathrm{H}_2\mathrm{SO}_4$ → verdadeira.
  2. B contém $\mathrm{Na}_2\mathrm{CO}_3$ → falsa (B é $\mathrm{NaOH$).
  3. C contém $\mathrm{NaOH$ → falsa (C é carbonato).
  4. D contém sulfato de cobre → verdadeira.

Resposta

Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

Exercícios relacionados