A Lei Seca, implantada junto ao Código de Trânsito Brasileiro, prevê penalidades ao motorista que for flagrado com nível de álcool acima do permitido (
de sangue). A medida do nível alcoólico no sangue é feita por meio do bafômetro - um aparelho que permite determinar a concentração de álcool analisando o ar exalado dos pulmões do indivíduo. Dentro desse aparelho, acontece a seguinte reação química:
Sobre essa reação, considere as seguintes afirmativas:
- Trata-se de uma reação de oxirredução em que há redução do número de oxidação do cromo de
para
.
- O ácido sulfúrico é o agente redutor.
- O etanol é oxidado na reação, pois há aumento no número de oxidação do átomo de oxigênio.
- O dicromato de potássio é o agente oxidante.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Passo 1
O enunciado trata da reação de oxidação do etanol (C₂H₅OH) por dicromato de potássio em meio ácido, tema: oxirredução e agentes oxidante/redutor.
Passo 2
Para avaliar a afirmativa 1, calculamos o NO (número de oxidação) do Cr no dicromato e no produto Cr₂(SO₄)₃. No Cr₂O₇²⁻, cada oxigênio está em NO –2, total –14, logo os dois Cr somam +6×2 = +12, dando carga –2. Assim cada Cr está em +6. Em Cr³⁺ (no Cr₂(SO₄)₃) o NO é +3. Houve redução de +6 para +3, então a afirmativa 1 é verdadeira.
Passo 3
Para a afirmativa 2, vemos que o ácido sulfúrico (H₂SO₄) permanece com enxofre em NO +6 (em K₂SO₄ e Cr₂(SO₄)₃) e não se oxida nem se reduz. Logo não atua como agente redutor. A afirmativa 2 é falsa.
Passo 4
Na afirmativa 3, de fato o etanol é oxidado a acetaldeído (C₂H₄O), mas seu oxigênio permanece em NO –2 (antes e depois). O que muda é o NO do carbono. Portanto, a justificativa está errada e a afirmativa 3 é falsa.
Passo 5
Para a afirmativa 4, o dicromato de potássio (Cr in +6) recebe elétrons do etanol, sendo quem causa a oxidação: é, pois, o agente oxidante. A afirmativa 4 é verdadeira.
Resposta
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras (alternativa b).