16.7 Determine o ácido de Brønsted-Lowry e a base de Brønsted-Lowry no lado esquerdo de cada uma das seguintes equações, bem como o ácido conjugado e a base conjugada no lado direito:
(b) \left(\mathrm{CH}_{3}\right)_{3} \mathrm{~N}(a q)+\mathrm{H}_{2} \mathrm{O}(l) \rightleftharpoons

Passo 1

O enunciado apresenta a reação
(\mathrm{CH}_3)_3\mathrm{N}(aq) + \mathrm{H}_2\mathrm{O}(l) \rightleftharpoons (\mathrm{CH}_3)_3\mathrm{NH}^+(aq) + \mathrm{OH}^-(aq)
e pede para identificar, no lado esquerdo, o ácido de Br\o{}nsted–Lowry (o doador de pr^oton) e a base de Br\o{}nsted–Lowry (o receptor de pr^oton), bem como, no lado direito, o ácido conjugado e a base conjugada resultantes.

Passo 2

Pelo conceito de Br\o{}nsted–Lowry, o ácido é quem doa \mathrm{H}^+ e a base é quem aceita \mathrm{H}^+. Na reação, a água transfere um pr^oton para a amina:
\mathrm{H}_2\mathrm{O} \longrightarrow \mathrm{OH}^- + \mathrm{H}^+ \quad,\quad (\mathrm{CH}_3)_3\mathrm{N} + \mathrm{H}^+ \longrightarrow (\mathrm{CH}_3)_3\mathrm{NH}^+
Logo, no lado esquerdo,
\mathrm{H}_2\mathrm{O} é o ácido e (\mathrm{CH}_3)_3\mathrm{N} é a base.

Passo 3

Após a doação de próton, o ácido original torna-se sua base conjugada; e após a aceitação de próton, a base original torna-se seu ácido conjugado. Assim, no lado direito temos:
– ácido conjugado: (\mathrm{CH}_3)_3\mathrm{NH}^+
– base conjugada: \mathrm{OH}^-

Resposta

Ácido (lado esquerdo): \mathrm{H}_2\mathrm{O}
Base (lado esquerdo): (\mathrm{CH}_3)_3\mathrm{N}
Ácido conjugado (lado direito): (\mathrm{CH}_3)_3\mathrm{NH}^+
Base conjugada (lado direito): \mathrm{OH}^-

Exercícios relacionados