Alberto, Bernardo, Carlos e Diego pintaram, juntos, o muro de um estacionamento. Alberto, por ser um principiante, consegue pintar somente \frac{1}{24} do muro por hora. Já Bernardo, mais experiente, em uma hora pinta \frac{1}{16} do muro. Carlos e Diego são profissionais e conseguem pintar \frac{1}{8} do muro por hora. Alberto e Diego trabalharam durante três horas, enquanto Bernardo trabalhou por quatro horas e Carlos, somente por duas horas. Quais trabalhadores pintaram a mesma fraçāo do muro?
A) Alberto e Diego
B) Bernardo e Carlos
C) Alberto e Carlos
D) Bernardo e Diego

Passo 1

O enunciado nos dá quatro pintores com as seguintes taxas e tempos de trabalho: Alberto pinta \frac{1}{24} do muro por hora em 3 horas, Bernardo pinta \frac{1}{16} do muro por hora em 4 horas, Carlos pinta \frac{1}{8} do muro por hora em 2 horas, e Diego pinta \frac{1}{8} do muro por hora em 3 horas. Para resolver, usamos problemas de trabalho, onde a fração de muro pintada é dada por taxa \times tempo.

Passo 2

Calculamos a fração de muro pintada por cada um: Alberto pintou \frac{1}{24}\times3 = \frac{3}{24} = \frac{1}{8}; Bernardo pintou \frac{1}{16}\times4 = \frac{4}{16} = \frac{1}{4}; Carlos pintou \frac{1}{8}\times2 = \frac{2}{8} = \frac{1}{4}; Diego pintou \frac{1}{8}\times3 = \frac{3}{8}.

Passo 3

Comparando as frações obtidas, vemos que Bernardo e Carlos pintaram ambos \frac{1}{4} do muro, enquanto Alberto e Diego pintaram quantidades diferentes.

Resposta

Bernardo e Carlos.

Exercícios relacionados