Analise a situação hipotética abaixo e preencha as lacunas a partir da sua percepção do efeito Doppler. Se um corpo com uma sirene acoplada fosse rápido o suficiente para partir do lado de um observador, dar a volta na Terra e retornar ao mesmo ponto inicial, o observador perceberia o som da sirene ficar mais ( ) inicialmente, durante o processo de ( ) da sirene. Em um certo ponto da trajetória, a sirene soaria muito ( ) momento inicial logo antes de começar a se ( ), o que torna o seu som cada vez mais ( ).

Passo 1

Então, vamos lá! A gente tem uma situação onde uma sirene está num corpo que vai dar a volta na Terra e voltar pro mesmo ponto onde começou. A gente precisa preencher algumas lacunas usando o efeito Doppler. Pra isso, vamos precisar entender como o efeito Doppler funciona com ondas sonoras, como aquelas da sirene. Basicamente, ele descreve como a frequência do som muda quando a fonte está se movendo em relação ao observador.

Passo 2

Primeiro, imagina que a sirene está se afastando do observador. Quando a fonte do som se afasta, as ondas sonoras se esticam, fazendo a frequência percebida pelo observador diminuir. Isso faz o som parecer mais grave.

Passo 3

Agora, conforme a sirene continua seu caminho ao redor da Terra, ela está ainda se afastando do observador. Esse processo de afastamento contínuo faz com que o som da sirene continue a ficar mais grave.

Passo 4

Chega um ponto na trajetória em que a sirene começa a mudar de direção e começa a se aproximar novamente do observador. Nesse instante, a frequência percebida pelo observador atinge o mínimo antes de começar a aumentar.

Passo 5

Após esse ponto, a sirene está se movendo em direção ao observador. Quando a fonte do som se aproxima, as ondas sonoras se comprimem, aumentando a frequência percebida. Então, o som da sirene começa a ficar cada vez mais agudo.

Resposta

Inicialmente, o som da sirene ficaria mais grave, durante o processo de afastamento da sirene. Em um certo ponto da trajetória, a sirene soaria muito grave no momento inicial logo antes de começar a se aproximar, o que torna o seu som cada vez mais agudo.

Exercícios relacionados