Arrume os compostos abaixo em ordem crescente de energias da rede, examinando as forças de atração entre os cátions e ânions nestes compostos. Considere as cargas dos íons e seus tamanhos relativos.
\begin{array}{llll} \mathrm{NaCl} & \mathrm{KCl} & \mathrm{MgO} & \mathrm{CaO} \end{array}

Passo 1

O enunciado pede para ordenar, em ordem crescente de energia de rede, os compostos \mathrm{NaCl}, \mathrm{KCl}, \mathrm{MgO} e \mathrm{CaO}, levando em conta as cargas dos íons e seus tamanhos relativos. O conteúdo aqui é energia de rede de compostos iônicos e a dependência coulombiana entre cargas e distâncias.

Passo 2

A energia de rede U de um sólido iônico é, a grosso modo, proporcional a
U \propto \frac{|q_+\,q_-|}{r_+ + r_-}
onde q_+ e q_- são as cargas dos íons e r_+ e r_- seus raios iônicos. Logo, maiores cargas e menores raios aumentam U.

Passo 3

Entre \mathrm{KCl} e \mathrm{NaCl}, ambos têm cargas \pm1, mas o cátion \mathrm{K^+} é maior do que \mathrm{Na^+}. Assim,
r_{\mathrm{K^+}}>r_{\mathrm{Na^+}} \quad\Longrightarrow\quad U(\mathrm{KCl})<U(\mathrm{NaCl}).

Passo 4

Entre \mathrm{MgO} e \mathrm{CaO}, ambos têm cargas \pm2, mas o cátion \mathrm{Ca^{2+}} é maior que \mathrm{Mg^{2+}}. Assim,
r_{\mathrm{Ca^{2+}}}>r_{\mathrm{Mg^{2+}}} \quad\Longrightarrow\quad U(\mathrm{CaO})<U(\mathrm{MgO}).

Passo 5

Compostos com cargas \pm2 \mathrm{MgO}, \mathrm{CaO} têm energia de rede muito maior que os de cargas \pm1 \mathrm{NaCl}, \mathrm{KCl}. Portanto, combinando tudo:
\mathrm{KCl}<\mathrm{NaCl}<\mathrm{CaO}<\mathrm{MgO}.

Resposta

\mathrm{KCl}<\mathrm{NaCl}<\mathrm{CaO}<\mathrm{MgO}

Exercícios relacionados