Assinale as respostas corretas.
a) Em um circuito trifásico em estrela tem-se que sempre conectar o neutro.
b) Um circuito trifásico estrela equilibrado não há corrente de retorno.
c) Um circuito trifásico estrela desequilibrado há corrente de retorno.
d) Liga-se um motor trifásico, em João Pessoa, em triângulo.
e) Liga-se um motor trifásico, em João Pessoa, em estrela.
f) A corrente de linha em circuito trifásico delta é igual a corrente de fase das cargas.

Passo 1

O enunciado pede para identificar quais afirmações sobre circuitos trifásicos em estrela e triângulo, equilíbrio e ligação de motores estão corretas. Vamos usar teoria de circuito trifásico: relação entre corrente de neutro e equilíbrio, relação entre correntes de linha e fase em delta, e prática de ligação de motores em redes de 127/220,V, como ocorre em João Pessoa.

Passo 2

Analisando as afirmações sobre circuitos estrela: a) diz que “sempre conectar o neutro” – na verdade, o neutro só é usado quando as cargas estão desequilibradas. Se o sistema estiver equilibrado e o neutro não for aproveitado, não é obrigatório conectá-lo. Logo, (a) é falsa.
Ainda em estrela, b) afirma que em sistema equilibrado não há corrente de retorno (neutra), o que é verdade: se as três correntes de fase têm mesma magnitude e defasagem de 120^\circ, a soma vetorial é zero, não circula corrente pelo neutro. c) afirma que em desequilíbrio há corrente de retorno, pois a soma das correntes de fase deixa um resíduo. Então (b) e (c) são verdadeiras.

Passo 3

Sobre ligação de motor em João Pessoa (rede 127/220,V): motores trifásicos são ligados em triângulo quando a tensão de linha coincide com a tensão nominal baixa do motor (tipicamente 220,V) e em estrela quando se usa tensão alta (tipicamente 380,V). Na rede de 127/220,V a tensão de linha é 220,V, então liga-se o motor em triângulo. Assim, (d) é verdadeira e (e) é falsa.

Passo 4

Em circuito trifásico em delta, cada elemento de carga fica num ramo delta e a corrente de linha é a soma fasorial de dois ramos, resultando em \sqrt{3} vezes a corrente de fase. Portanto, a corrente de linha não é igual à corrente de fase, tornando (f) falsa.

Resposta

b) Um circuito trifásico estrela equilibrado não há corrente de retorno.
c) Um circuito trifásico estrela desequilibrado há corrente de retorno.
d) Liga-se um motor trifásico, em João Pessoa, em triângulo.

Exercícios relacionados