Assinale V para afirmação verdadeira e F para afirmação falsa.
OBSERVAÇÂO:
  • Não é necessário justificar, mas cada 3 respostas erradas anulam 1 correta.
  • Itens deixados em branco não alteram a pontuação.
    ( ) Considerando a implementação computacional de números em precisão dupla, a distância entre dois números consecutivos bem representados denormalizados é sempre a mesma.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado fala sobre números em precisão dupla na computação, especificamente os números denormalizados. A questão quer saber se a distância entre dois números denormalizados consecutivos é sempre a mesma. Para resolver isso, vamos precisar entender como esses números são representados e como funciona a distância entre eles.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que são números denormalizados. Em representações de ponto flutuante, como a precisão dupla (double), temos números normais e denormalizados. Números normais seguem uma representação padrão, mas quando os números ficam muito próximos de zero, eles se tornam denormalizados para manter a precisão.

Passo 3

Agora, sobre a distância entre dois números denormalizados. Em números denormalizados, o espaçamento entre eles não é constante. À medida que nos aproximamos de zero, a distância entre números consecutivos aumenta. Isso acontece porque os denormalizados não seguem a mesma regra de exponente que os números normais, resultando em espaçamentos variáveis.

Resposta

F

Exercícios relacionados