A um balão de
(previamente preenchido por 500 mL de água) foram adicionados
de HCl PA
e
. Sendo o volume final ajustado à capacidade com água, responda:
Nas condições descritas no enunciado, haverá (ou não) precipitação? Os efeitos de força iônica poderão ser desprezados caso ocorra precipitação?
Nas condições descritas no enunciado, haverá (ou não) precipitação? Os efeitos de força iônica poderão ser desprezados caso ocorra precipitação?
Passo 1
Beleza, vamos entender o que o problema está pedindo. Temos um balão de 1000 mL que já contém 500 mL de água. Nele, adicionamos uma pequena quantidade de HCl e uma quantidade bem pequena de AgNO₃. Depois, completamos o volume com água. Queremos saber se, nessas condições, ocorre precipitação e se os efeitos da força iônica podem ser ignorados caso a precipitação aconteça.
Vamos precisar usar conceitos de concentração de soluções, solubilidade de compostos (nesse caso, o cloreto de prata, AgCl) e força iônica.
Passo 2
Primeiro, vamos calcular quantos moles de HCl foram adicionados. Sabemos que adicionamos 1,1 × 10⁻³ mL de HCl puro. A densidade do HCl é 1,19 g/mL, e a porcentagem em massa é 37,2%. A massa molar do HCl é 36,46 g/mol.
Primeiro, calculamos a massa de HCl puro:
Agora, calculamos os moles de HCl:
Passo 3
Em seguida, calculamos os moles de AgNO₃ adicionados. Foram 2,28 mg de AgNO₃, e a massa molar é 169,87 g/mol.
Passo 4
Agora, vamos determinar as concentrações dos íons H⁺ e Ag⁺ na solução final. O volume final é de 1000 mL (1 L).
Passo 5
Sabemos que o HCl é um ácido forte e se dissocia completamente, então a concentração de Cl⁻ será igual à de H⁺, que é 1,33 × 10⁻⁵ M.
Agora, verificamos se ocorre precipitação de AgCl. Para isso, usamos o produto de solubilidade (Ksp) do AgCl, que é aproximadamente 1,8 × 10⁻¹⁰.
Calculamos o produto iônico (Q):
Passo 6
Comparamos Q com Ksp:
- Se Q > Ksp, ocorre precipitação.
- Se Q < Ksp, não ocorre precipitação.
Aqui, Q ≈ 1,78 × 10⁻¹⁰ e Ksp = 1,8 × 10⁻¹⁰. Como Q ≈ Ksp, isso indica que a solução está no limiar da formação de precipitado. Neste caso, podemos considerar que precipitação não ocorre de forma significativa.
Passo 7
Quanto aos efeitos da força iônica, ela pode influenciar a solubilidade dos íons na solução. Porém, como não há precipitação significativa, os efeitos da força iônica podem ser desprezados.
Resposta
Não ocorre precipitação nessas condições e os efeitos de força iônica podem ser desprezados.