Com base em seus conhecimentos de Dinâmica, respondam: Por que, numa canoa, devemos remar para trás para a canoa seguir em frente?
Passo 1
Beleza, galera! Vamos lá: a pergunta é sobre por que, numa canoa, a gente precisa remar para trás para que a canoa vá pra frente. Isso está dentro do conteúdo de Dinâmica, que é a parte da física que estuda o movimento e as forças. Para resolver isso, vamos precisar entender as Leis de Newton, especialmente a terceira lei, que fala sobre ação e reação.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar a Terceira Lei de Newton, que diz: “Para toda ação, há sempre uma reação igual e oposta.” Isso significa que se você empurra algo, esse algo empurra você de volta com a mesma força, mas na direção contrária.
Passo 3
Quando você rema numa canoa, você está essencialmente empurrando a água para trás com o remo. Segundo a terceira lei de Newton, a água empurra o remo (e, por consequência, a canoa) para frente com a mesma força. É essa força de reação da água que faz a canoa se mover para frente.
Passo 4
Além disso, ao remar para trás, você está aplicando uma força na água na direção oposta ao movimento desejado. A água, reagindo a essa força, empurra a canoa na direção que você quer ir, que é para frente. Assim, o movimento das suas remadas gera um impulso que move a canoa na direção contrária.
Resposta
Portanto, devemos remar para trás numa canoa para que, de acordo com a terceira lei de Newton, a água reaja empurrando a canoa para frente, fazendo-a se movimentar na direção desejada.