Um bloco pesando 3,0N está em repouso sobre uma superfície horizontal. Uma força para cima de 1,0N é aplicada ao bloco por meio de uma corda vertical presa a ele. Qual o módulo, a direção e o sentido da força que o bloco exerce sobre a superfície horizontal?

Passo 1

Vamos lá! A gente tem um bloco que pesa 3,0 N parado sobre uma superfície horizontal. Uma força de 1,0 N está sendo puxada para cima no bloco através de uma corda. Nosso objetivo é descobrir qual é a força que o bloco está exercendo na superfície: qual a magnitude, a direção e o sentido dessa força. Para isso, vamos usar conceitos de equilíbrio de forças na estática.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que quando um objeto está em repouso, as forças que atuam sobre ele estão equilibradas. Isso significa que a soma das forças para cima é igual à soma das forças para baixo. No nosso caso, temos duas forças atuando na vertical:
  • A força peso do bloco (3,0 N) para baixo.
  • A força puxada pela corda (1,0 N) para cima.
Além disso, a superfície exerce uma força chamada força normal (N) sobre o bloco, que também atua para cima ou para baixo dependendo da situação.

Passo 3

Como o bloco está em equilíbrio, a soma das forças para cima deve ser igual à soma das forças para baixo. Vamos montar a equação:
Forças para cima = Forças para baixo çç
Substituindo os valores que conhecemos:
N + 1,0,N = 3,0,N

Passo 4

Agora, vamos resolver essa equação para encontrar a força normal (N):
N = 3,0,N - 1,0,N
N = 2,0,N
Isso significa que a força normal que o bloco exerce na superfície é de 2,0 N.

Resposta

A força que o bloco exerce sobre a superfície tem uma magnitude de 2,0 N, atua na direção vertical e tem o sentido para baixo.

Exercícios relacionados