A carvona é o maior constituinte do óleo de hortelã. Quais os produtos você esperaria obter da reação da carvona com os seguintes reagentes (preste atenção nas diferentes ligações duplas)?
, em seguida
Passo 1
O enunciado dá a carvona, que é uma cetona
,
‐insaturada em anel com uma dupla exocíclica isopropenílica. Queremos reagir com um cuproalquil
, seguido de protonação em meio ácido. O conteúdo-chave aqui é que cuproalquils são “nucléofilos suaves” que preferem adição conjugada
a cetonas
,
‐insaturadas, preservando duplas insaturações exocíclicas mais resistentes.
Passo 2
No mecanismo de adição
, o ião
ataca o carbono
da
,
‐insaturação do anel, deslocando a dupla do anel e gerando um enolato ligado a Cu. A dupla exocíclica isopropenílica não reage porque o cuproalquil não é forte o bastante para adicionar ali.
Passo 3
Após a formação do enolato, a etapa de trabalho em meio ácido com
protona o oxigênio, regenerando a cetona e fornecendo o produto saturado na posição
,
com um novo metil em
.
Passo 4
O produto final conserva a dupla exocíclica isopropenílica original e passa a ser um ciclohexanona substituída em três posições: metil em C-
(que já existia), novo metil em C-
(
da cetona) e o grupo isopropenil em C-
.
Resposta
O produto é a
-dimetil-
-(
-metiletenil)ciclohexanona, ou seja, o análogo de carvona em que a ligação dupla interna foi reduzida por adição
de metila, ficando: