Os choques elétricos produzidos no corpo humano podem provocar efeitos que vão desde uma simples dor ou contração muscular até paralisia respiratória ou fibrilação ventricular. Tais efeitos dependem de fatores como a intensidade da corrente elétrica, duração, resistência da porção do corpo. Suponha, por exemplo, um choque produzido por uma corrente de apenas 4 mA e a resistência da porção do corpo envolvida seja de 3.000 Ω. Então, qual pode ter sido o valor de tensão da fonte que provocou o choque elétrico?
Passo 1
Beleza, vamos lá! A gente tem um problema sobre choques elétricos no corpo humano. A questão fala que uma corrente de 4 mA (miliamperes) passou por uma resistência de 3.000 Ω (ohms) no corpo. Nosso objetivo é descobrir qual foi a tensão (ou voltagem) da fonte que causou esse choque. Para resolver isso, vamos usar a Lei de Ohm, que é fundamental em eletricidade.
Passo 2
Primeiro, vamos relembrar a Lei de Ohm. Essa lei diz que a tensão (
) em um circuito é igual à corrente (
) multiplicada pela resistência (
). A fórmula fica assim:
Essa relação nos permite encontrar a tensão se conhecermos a corrente e a resistência.
Passo 3
Agora, vamos identificar os valores que temos:
- Corrente (
): 4 mA. Como é mais fácil trabalhar com amperes, vamos converter miliamperes para amperes. Sabemos que 1 A = 1000 mA, então:
- Resistência (
): 3.000 Ω.
Passo 4
Agora, vamos aplicar a Lei de Ohm com os valores que temos:
Resposta
A tensão da fonte que provocou o choque elétrico foi de 12 volts.