Classifique as afirmações a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F). Justifique.
Após um choque desfavorável na economia, a rigidez salarial torna a recessão mais profunda, pois o nível de emprego e, consequentemente produção, cairão mais do que cairiam sem a rigidez.

Passo 1

Beleza, o enunciado manda a gente dizer se a frase “Após um choque desfavorável na economia, a rigidez salarial torna a recessão mais profunda…” é verdadeira ou falsa e justificar. O conteúdo é de macroeconomia, mais especificamente mercado de trabalho e rigidez salarial (aquilo de salário nominal não cair). Para resolver, vamos precisar entender:
  1. O que é um choque desfavorável (queda de demanda agregada)
  2. O que é rigidez salarial (salário nominal “travado” para baixo)
  3. Como isso afeta emprego e produção

Passo 2

Primeiro, define choque desfavorável: é quando a demanda agregada (consumo + investimento + gastos do governo + exportações líquidas) cai. Num modelo simples, isso desloca para baixo a curva de demanda por bens e serviços, reduzindo a produção desejada.
Sem rigidez, o salário nominal cai e, portanto, o salário real também cai. Como a demanda por trabalho depende do salário real ( ), as empresas aceitam pagar menos e contratam menos, mas de maneira suave.

Passo 3

Agora, com rigidez salarial, o salário nominal não consegue cair (por acordos, legislação, “moral” etc.). Então, ao sofrer o choque, o preço cai mas fica “preso”, fazendo o salário real ficar maior que o equilíbrio. Graficamente:
  • Demanda por trabalho exige .
  • Se está acima de onde a produtividade marginal do trabalho (MPL) seria igual, sobra gente querendo trabalhar (desemprego).
    Quanto maior a rigidez, maior o descolamento entre e o nível ótimo, logo menor (emprego) que ocorre de fato.

Passo 4

Menos emprego significa menos produção, porque num modelo de produção simples (se cai , cai ). A rigidez faz o desemprego crescer além do que cresceria num ajuste flexibilizado, aprofundando a queda de .

Resposta

V (Verdadeira). A rigidez salarial impede a queda do salário real após um choque negativo, aumentando o desemprego e tornando a recessão mais intensa.

Exercícios relacionados