Conceitue:
c. Excedente do consumidor

Passo 1

O enunciado pede para conceituar o excedente do consumidor. O conteúdo é microeconomia, mais precisamente a teoria do consumidor e o bem-estar. Para resolver, precisamos entender os conceitos de disposição a pagar, preço de mercado e interpretação gráfica da área que representa esse excedente.

Passo 2

Chamamos de disposição a pagar o valor máximo D(q) que um consumidor está disposto a desembolsar pela q-ésima unidade de um bem. O preço de mercado P é o valor que ele efetivamente paga por cada unidade. Para cada unidade consumida, o benefício líquido é
D(q) - P

Passo 3

Graficamente, a curva de demanda D(q) — que mostra a disposição a pagar em função da quantidade q — é decrescente. O excedente do consumidor é a área entre essa curva e a reta horizontal de preço P, desde q=0 até a quantidade consumida de equilíbrio Q. Em termos matemáticos,
CS = integral0^Q D(q),dq ;-; P,Q

Resposta

Excedente do consumidor é o benefício total que os consumidores obtêm ao pagar menos do que estariam dispostos a pagar, medido pela diferença entre a curva de demanda (disposição a pagar) e o preço de mercado, representado pela área sob a curva de demanda acima do preço.

Exercícios relacionados