Considere um transformador abaixador de tensão cuja tensão no secundário seja de 110 V . Importante: as tensões descritas nesta questão já estão representadas em valores eficazes.
Qual é a potência aparente consumida pelo enrolamento secundário?
Qual é a potência aparente consumida pelo enrolamento secundário?
Passo 1
Beleza, vamos lá! O enunciado fala sobre um transformador abaixador de tensão que tem uma tensão no secundário de 110 V. Nosso objetivo aqui é descobrir qual é a potência aparente consumida pelo enrolamento secundário. Para resolver isso, vamos precisar entender um pouco sobre transformadores e como calcular a potência aparente. Vamos usar fórmulas básicas de eletricidade para isso.
Passo 2
Primeiro, vamos relembrar o que é potência aparente. A potência aparente, representada pela letra S, é uma medida que combina a potência real (P) que faz trabalho e a potência reativa (Q) que oscila entre as fontes e cargas. A potência aparente é medida em volt-ampères (VA) e é calculada usando a fórmula:
Onde:
- S é a potência aparente,
- V é a tensão (em volts),
- I é a corrente (em ampères).
Passo 3
No caso de um transformador, a potência aparente no primário é igual à potência aparente no secundário (considerando que o transformador é ideal, ou seja, sem perdas). Portanto, para encontrar a potência aparente consumida pelo enrolamento secundário, precisamos saber a tensão e a corrente no secundário.
Passo 4
O enunciado nos dá a tensão no secundário: V₂ = 110 V. Porém, para calcular a potência aparente, também precisamos da corrente no secundário (I₂). Se a corrente não for fornecida, normalmente teríamos que usar outras informações do problema, como a potência no primário ou as características do transformador, para encontrá-la.
Passo 5
Como o enunciado não fornece a corrente no secundário ou outras informações adicionais, vamos apresentar a fórmula geral para a potência aparente no secundário:
Onde:
- S₂ é a potência aparente no secundário,
- V₂ é a tensão no secundário (110 V),
- I₂ é a corrente no secundário.
Resposta
A potência aparente consumida pelo enrolamento secundário é dada por:
Sem o valor da corrente I₂, não é possível calcular um valor numérico específico para a potência aparente.