Um corpo de massa 2,0 kg encontra-se preso a uma mola, cuja constante elástica é 1.200 N / m, sobre um plano horizontal, sem atrito. Determine:
b) O trabalho realizado pela força elástica quando esta é comprimida até os 10 cm .

Passo 1

Beleza, vamos resolver essa questão juntos! A gente tem um corpo de massa 2,0 , kg preso a uma mola com constante elástica 1.200 , N/m, tudo isso sobre um plano horizontal sem atrito. A pergunta é sobre o trabalho realizado pela força elástica quando a mola é comprimida até 10 , cm.
Para resolver isso, vamos precisar entender o que é trabalho em física e como a força da mola funciona. O trabalho feito por uma força é basicamente a energia transferida por essa força quando ela move um objeto. No caso da mola, a força elástica segue a Lei de Hooke, que diz que a força de uma mola é proporcional à sua deformação.

Passo 2

Primeiro, vamos converter as unidades para ficarem consistentes. A compressão da mola está em centímetros, então vamos transformar isso para metros:
De

Passo 3

Agora, vamos lembrar como calcular o trabalho feito por uma força elástica. A fórmula para o trabalho realizado pela mola quando ela é comprimida ou esticada é:
W = 12 k (De
Onde:
  • W é o trabalho realizado,
  • k é a constante elástica da mola,
  • De é a deformação da mola (no nosso caso, a compressão).

Passo 4

Vamos substituir os valores que temos na fórmula:
W = 12 times 1.200 , N/m times (0,10 , m)^2

Passo 5

Agora, vamos calcular:
W = 12 times 1.200 times 0,01
W = 0,5 times 1.200 times 0,01
W = 6 , J

Resposta

O trabalho realizado pela força elástica ao comprimir a mola até 10 cm é de 6 , Jou<=s.

Exercícios relacionados