1. Defina: auxócromo; cromóforo; deslocamento batocrômico; deslocamento hipsocrômico; efeito hipercrômico; efeito Hipocrômico.

Passo 1

O enunciado pede para definirmos seis conceitos-chave de química de corantes e espectroscopia UV-Vis: auxocromo, cromóforo, deslocamento batocrômico, deslocamento hipsocrômico, efeito hipercrômico e efeito hipocrômico. Para isso, vamos recorrer aos princípios de transições eletrônicas (como \pi\to\pi^* e n\to\pi^*) e ao papel de substituintes na modificação do comprimento de onda máximo ( \lambda_{\max}) e da intensidade de absorção (coeficiente de extinção molar \varepsilon).

Passo 2

Cromóforo
É o fragmento molecular responsável pela cor, pois contém um sistema conjugado de ligações \pi (duplas ligações alternadas ou anéis aromáticos) capaz de promover transições eletrônicas do tipo \pi\to\pi^* ou n\to\pi^*. Exemplos de cromóforos comuns são grupos azo ( -\!N=N\!-), carbonila ( \!C=O), e sistemas aromáticos conjugados.

Passo 3

Auxocromo
É um grupo que, embora não absorva na região visível, modifica as propriedades de absorção do cromóforo ao doar ou retirar densidade eletrônica. Isso altera tanto o comprimento de onda de máxima absorção ( \lambda_{\max}) quanto a intensidade ( \varepsilon). Exemplos de auxocromos são -\!OH, -\!NH_2, -\!OR (doadores) e -\!NO_2, -\!COOH (retiradores).

Passo 4

Deslocamento batocrômico (red shift)
É o “deslocamento para o vermelho”, ou seja, um aumento em \lambda_{\max} (passagem para comprimentos de onda maiores). Ocorre quando há aumento na conjugação ou efeito de auxocromos doadores de elétrons, que reduzem a diferença de energia entre os orbitais envolvidos na transição eletrônica.

Passo 5

Deslocamento hipsocrômico (blue shift)
É o “deslocamento para o azul”, ou seja, uma diminuição em \lambda_{\max} (passagem para comprimentos de onda menores). Acontece quando a conjugação é reduzida ou quando auxocromos retiradores de elétrons aumentam a diferença de energia entre os orbitais.

Passo 6

Efeito hipercrômico
É o aumento na intensidade de absorção, ou seja, elevação do coeficiente de extinção molar \varepsilon. Geralmente decorre da introdução de auxocromos que aumentam a densidade eletrônica do cromóforo ou de mudanças no meio que favorecem a transição eletrônica.

Passo 7

Efeito hipocrômico
É a diminuição na intensidade de absorção, ou seja, redução do coeficiente de extinção molar \varepsilon. Ocorre quando grupos substituintes ou condições do meio desfavorecem a transição eletrônica, tornando o pico de absorção menos intenso.

Resposta

auxocromo: grupo que não absorve, mas altera \lambda_{\max} e \varepsilon do cromóforo ao doar ou retirar elétrons.
cromóforo: fragmento com sistema conjugado ( \pi ou n) responsável pela absorção de luz visível (transições \pi\to\pi^* ou n\to\pi^*).
deslocamento batocrômico: aumento de \lambda_{\max} (red shift), causado por maior conjugação ou auxocromos doadores.
deslocamento hipsocrômico: diminuição de \lambda_{\max} (blue shift), devido a menor conjugação ou auxocromos retiradores.
efeito hipercrômico: aumento do coeficiente de extinção molar \varepsilon (absorção mais intensa).
efeito hipocrômico: diminuição do coeficiente de extinção molar \varepsilon (absorção menos intensa).

Exercícios relacionados