Defina e dê exemplo de:
Poliedro Regular;

Passo 1

O enunciado pede para definirmos o que é um poliedro regular e, em seguida, apresentarmos um exemplo concreto. O conteúdo envolve geometria espacial de poliedros, especialmente a noção de “regularidade” (faces congruentes e vértices idênticos).

Passo 2

Um poliedro regular é um sólido convexo cujas faces são todas polígonos regulares congruentes entre si e em que, em cada vértice, se encontram sempre o mesmo número de faces. Em outras palavras, ele é altamente simétrico: todas as faces são iguais e todos os vértices “seguem o mesmo padrão”.

Passo 3

Essa combinação de condições implica que existem apenas cinco poliedros regulares convexos, conhecidos como sólidos platônicos. Eles são caracterizados pela notação (p,q), onde cada face é um polígono regular de p lados e q dessas faces se encontram em cada vértice.

Passo 4

Como exemplo, considere o cubo. Cada face do cubo é um quadrado regular (polígono de p=4 lados), e em cada vértice se encontram exatamente três faces q=3. Logo, o cubo é o poliedro regular (4,3).

Resposta

Poliedro regular: sólido convexo cujas faces são polígonos regulares congruentes e com o mesmo número de faces encontrando-se em cada vértice.
Exemplo: cubo (faces quadradas, 3 faces por vértice).

Exercícios relacionados