Defina pasteurização e quais as formas de pasteurizar os alimentos?

Passo 1

O enunciado pede para a gente definir o que é pasteurização (conteúdo de conservação de alimentos via tratamento térmico) e listar as principais formas de aplicar esse processo nos alimentos.

Passo 2

Pasteurização é um tratamento térmico controlado em que aquecemos um alimento a uma temperatura abaixo do ponto de ebulição da água, durante um tempo suficiente para reduzir significativamente a carga microbiana patogênica e deteriorante, sem alterar drasticamente as características sensoriais e nutricionais do produto.

Passo 3

As formas de pasteurização podem ser classificadas por regimes de temperatura e tempo de aquecimento. Os principais são:
• Pasteurização em batelada (LTLT – Low Temperature, Long Time): típica de 63 °C por 30 min.
• Pasteurização contínua (HTST – High Temperature, Short Time): típica de 72 °C por 15 s.
• Tratamento térmico intenso (UHT – Ultra High Temperature): aquecimento a 135–150 °C por 2–5 s, usado para longa vida de prateleira.

Passo 4

Também podemos classificar as formas de pasteurização conforme o método de transferência de calor:
• Aquecimento indireto: troca térmica em trocadores de placas ou tubos, sem contato direto do alimento com o fluido de aquecimento.
• Aquecimento direto: injeção direta de vapor no produto (steam injection) ou imersão/infusão em jatos de vapor (steam infusion), com resfriamento rápido em seguida.

Resposta

Pasteurização é um tratamento térmico em que aquecemos o alimento a temperaturas abaixo de 100 °C por tempo controlado para reduzir microrganismos patogênicos e deteriorantes, mantendo qualidade sensorial e nutricional. As principais formas são:
• Pelo regime tempo–temperatura: LTLT (63 °C×30 min), HTST (72 °C×15 s), UHT (135–150 °C×2–5 s).
• Pelo método de aquecimento: indireto (trocadores de calor de placas ou tubos) e direto (injeção ou infusão de vapor).

Exercícios relacionados