Demonstrar qual é a defasagem existente entre tensão de linha e tensão de fase em um sistema conectado em estrela. A sequência de fases influencia a defasagem? Demonstrar!
Passo 1
O enunciado pede para demonstrar a defasagem entre tensão de linha e tensão de fase em um sistema trifásico conectado em estrela, e verificar se a sequência de fases altera essa defasagem. O conteúdo necessário é a representação fasorial das tensões e o cálculo de tensão de linha como diferença de fasores de tensão de fase.
Passo 2
Escolhemos primeiro sequência positiva. Definimos os fasores das tensões de fase em relação ao ponto neutro por
Concluímos que num sistema estrela a tensão de linha tem módulo raiz3 vezes o da tensão de fase e apresenta defasagem de 30^circ em módulo. A sequência de fases só altera o sinal dessa defasagem: em positiva a linha lidera em +30^circ, em negativa atrasa em -30^circ.
Resposta
Em estrela,
|Vlinha|=raiz3,|Vfase|
e há sempre uma defasagem de 30^circ entre tensão de linha e tensão de fase. A sequência de fases determina apenas o sinal dessa defasagem: para sequência positiva a linha lidera a fase em +30^circ, e para sequência negativa atrasa em -30^circ.