Desenhe as estruturas:
3-etil-5-metil-1-octino;

Passo 1

O enunciado pede que eu desenhe a estrutura do composto chamado 3-etil-5-metil-1-octino .\n\nInformações dadas pelo nome (lista de partes relevantes):\n- Cadeia principal: octino → cadeia de 8 átomos de carbono com uma ligação tripla.\n- Posição da ligação tripla: 1 → o triplo está entre \mathrm{C}_1 e \mathrm{C}_2 , ou seja é um alcino terminal (ligação tripla no carbono terminal).\n- Substituintes: 3)-etil → um grupo \mathrm{CH}_2\mathrm{CH}_3 ligado ao carbono \mathrm{C}_3 ; 5)-metil → um grupo \mathrm{CH}_3 ligado ao carbono \mathrm{C}_5 .\n\nNão faço nada de conta aqui ainda — só organizei o que o nome nos diz para usar na montagem do esqueleto.

Passo 2

Definir e numerar a cadeia principal corretamente.\n\nRegra curta e prática (útil na prova): quando houver um alcino, numera-se a cadeia de modo que a ligação tripla receba o menor número possível. Como o nome indica 1)-octino, numeramos a cadeia a partir do carbono terminal que participa do triplo: \mathrm{C}_1)- \mathrm{C}_2)- \mathrm{C}_3)- \mathrm{C}_4)- \mathrm{C}_5)- \mathrm{C}_6)- \mathrm{C}_7)- \mathrm{C}_8).\n\nAssim:\n \mathrm{C}_1 — triplo — \mathrm{C}_2 \mathrm{C}_3 \mathrm{C}_4 \mathrm{C}_5 \mathrm{C}_6 \mathrm{C}_7 \mathrm{C}_8.

Passo 3

Colocar os substituintes nas posições indicadas pelo nome.\n\n- Em \mathrm{C}_3 colocamos o grupo etil: \mathrm{CH}_2\mathrm{CH}_3 . Note que \mathrm{C}_3 na cadeia principal fica como um carbono secundário com fórmula condensada \mathrm{CH}(\mathrm{CH}_2\mathrm{CH}_3) .\n- Em \mathrm{C}_5 colocamos o grupo metil: \mathrm{CH}_3 . Assim \mathrm{C}_5 na cadeia principal fica como \mathrm{CH}(\mathrm{CH}_3) .\n\nEscrevendo a sequência da cadeia com os substituintes marcados (apenas a ordem dos carbonos principais):\n \mathrm{C}_1 \equiv \mathrm{C}_2 - \mathrm{C}_3(\mathrm{Et}) - \mathrm{C}_4 - \mathrm{C}_5(\mathrm{Me}) - \mathrm{C}_6 - \mathrm{C}_7 - \mathrm{C}_8

Passo 4

Transformar para uma fórmula condensada completa e clara — isso é o “desenho” em texto que você pode escrever na prova se não querem desenho à mão livre.\n\nLembre-se: \mathrm{Et}=\mathrm{CH}_2\mathrm{CH}_3 e \mathrm{Me}=\mathrm{CH}_3. Substituindo e colocando hidrogênios de forma condensada em cada carbono relevante, obtemos a fórmula condensada:\n \mathrm{CH}\equiv\mathrm{C}-\mathrm{CH}(\mathrm{CH}_2\mathrm{CH}_3)-\mathrm{CH}_2-\mathrm{CH}(\mathrm{CH}_3)-\mathrm{CH}_2-\mathrm{CH}_2-\mathrm{CH}_3\n\nExplicando essa linha para você decorar a técnica: a primeira parcela \mathrm{CH}\equiv\mathrm{C} indica o carbono terminal do alcino com um hidrogênio; depois vem o carbono \mathrm{C}_3 escrito como \mathrm{CH}(\mathrm{CH}_2\mathrm{CH}_3) (porque está ligado ao grupo etil), o \mathrm{C}_5 como \mathrm{CH}(\mathrm{CH}_3) (ligado ao metil), e os outros como \mathrm{CH}_2 ou \mathrm{CH}_3 conforme a valência.

Passo 5

Dar também uma representação útil em SMILES (útil se precisar inserir no computador ou verificar numa tabela), que descreve a mesma estrutura linearmente:\n \mathrm{C\#CC(CC)CC\text{(C)}CCC}\n\nComo leitura rápida do SMILES: \mathrm{C\#C} = ligação tripla terminal; os parênteses mostram ramos: \mathrm{CC} em \mathrm{C(CC)} é o etil em \mathrm{C}_3 e \mathrm{C\text{(C)}} é o metil em \mathrm{C}_5.

Resposta

\mathrm{CH}\equiv\mathrm{C}-\mathrm{CH}(\mathrm{CH}_2\mathrm{CH}_3)-\mathrm{CH}_2-\mathrm{CH}(\mathrm{CH}_3)-\mathrm{CH}_2-\mathrm{CH}_2-\mathrm{CH}_3
\mathrm{SMILES:}\\ \mathrm{C\#CC(CC)CC\text{(C)}CCC}

Exercícios relacionados