Determine as configurações eletrônicas do oxigênio. R.: (b) 1 s^2 2 s^2 2 p^4

Passo 1

Vamos começar entendendo o que a questão está pedindo. Estamos falando de Química, mais especificamente da configuração eletrônica dos elementos. Precisamos descobrir como os elétrons estão distribuídos nos orbitais do átomo de oxigênio.

Passo 2

Primeiro, vamos descobrir quantos elétrons o oxigênio possui. O oxigênio tem número atômico 8, o que significa que ele tem 8 elétrons ao todo.

Passo 3

Agora, vamos distribuir esses 8 elétrons nos diferentes orbitais seguindo algumas regras importantes da teoria da configuração eletrônica: o Princípio de Aufbau (que diz respeito à ordem de preenchimento dos orbitais), o Princípio da Exclusão de Pauli (que limita o número de elétrons por orbital) e a Regra de Hund (que orienta como os elétrons ocupam orbitais de mesma energia).

Passo 4

Começamos preenchendo os orbitais de menor energia primeiro. O primeiro orbital a ser preenchido é o 1s, que pode acomodar até 2 elétrons. Então, colocamos 2 elétrons aqui: 1s^2.

Passo 5

Em seguida, preenchemos o orbital 2s, que também comporta até 2 elétrons. Adicionamos mais 2 elétrons: 2s^2.

Passo 6

Agora, passamos para os orbitais 2p. Existem três orbitais p ( 2px, 2py, 2pz) e cada um pode conter até 2 elétrons. Segundo a Regra de Hund, os elétrons ocupam primeiro cada orbital individualmente antes de começarem a se emparelhar. Como restam 4 elétrons, colocamos 2 elétrons nesses orbitais: 2p^4.

Resposta

A configuração eletrônica do oxigênio é 1s^2 2s^2 2p^4.

Exercícios relacionados