Duas esferas metálicas estão penduradas através de dois fios de nylon. Quando as esferas são aproximadas, elas tendem a se atrair. Descreva, se baseando somente nessa informação, quais as possíveis configurações de cargas dessas esferas. É possível que, após o toque entre essas esferas, elas continuem unidas (em contato)? Justifique.

Passo 1

Então, a gente tem duas esferas de metal penduradas por fios de nylon. Quando você aproxima elas, elas se atraem. Vamos usar conceitos de eletricidade estática para entender como as cargas estão distribuídas nessas esferas e se, depois de tocarem, elas continuam juntas. Precisamos pensar em cargas elétricas, como elas interagem e o que acontece quando objetos condutores entram em contato.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que existem dois tipos de cargas elétricas: positivas e negativas. Cargas iguais se repelem e cargas diferentes se atraem. Como as esferas estão se atraindo, elas podem ter cargas opostas ou uma delas pode estar carregada e a outra neutra.

Passo 3

Se uma esfera está carregada positivamente e a outra negativamente, elas vão se atrair porque as cargas são opostas. Alternativamente, se uma esfera tiver excesso de carga positiva e a outra também tiver excesso de carga positiva, elas também se atrairiam se uma transferisse um pouco de carga para a outra, mas isso é menos provável.

Passo 4

Agora, pensando no contato entre as esferas: quando dois objetos metálicos entram em contato, eles tendem a compartilhar as cargas elétricas, igualando o potencial elétrico. Isso significa que as cargas se redistribuem entre as duas esferas.

Passo 5

Depois de tocarem, se as esferas tinham cargas opostas, elas podem neutralizar parte das cargas, reduzindo a atração ou até mesmo levando a uma repulsão se uma das esferas ficar com excesso de carga positiva ou negativa. Se uma estava carregada e a outra neutra, a carga se distribuiria entre as duas, tornando-as igualmente carregadas.

Resposta

As duas esferas podem ter cargas opostas, uma positiva e outra negativa, o que explica a atração. Após tocarem, as cargas se redistribuem entre elas, fazendo com que ambas fiquem igualmente carregadas. Assim, elas podem continuar unidas em contato porque agora compartilham a mesma carga elétrica.

Exercícios relacionados