Os elementos de liga deslocam as curvas de transformação para a direita, exceto o cobalto, o que dificulta o endurecimento pela têmpera.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
Verdadeiro
Falso
Passo 1
O enunciado trata de como os elementos de liga influenciam as curvas de transformação isotérmica (TTT) do aço e, portanto, sua hardenabilidade. Em geral, deslocar a “nariz” da curva para a direita significa retardar a formação de perlita/soiré, ampliando o tempo disponível para formação de martensita durante a têmpera.
Passo 2
Diversos elementos de liga — como molibdênio, níquel, cromo e manganês — atuam retardando as transformações de fase na região de perlita e sorbita. Isso faz com que a parte mais elevada do “C” da curva TTT ocorra em tempos maiores, ou seja, desloque-se para a direita, aumentando a profundidade de têmpera e facilitando a formação de martensita mesmo em seções mais grossas.
Passo 3
O cobalto, entretanto, não exerce esse efeito de retardamento sobre as curvas de transformação isotérmica. Ele não desloca significativamente a curva para a direita e, portanto, não melhora a hardenabilidade do aço. Em consequência, sua presença não ajuda a manter maior fração de martensita em uma têmpera típica, dificultando o endurecimento em comparação com os demais elementos de liga.
Resposta
Verdadeiro