Qual a entalpia e temperatura (aproximadamente) do vapor produzido em um evaporador que opera sob as seguintes condições: (0,2)
a. Pressão de operação de 31,19 kPa, sem EPE (elevação no ponto de ebulição);

Passo 1

Beleza, vamos resolver essa questão juntos! A gente precisa encontrar a entalpia e a temperatura do vapor que é produzido em um evaporador que está operando a uma pressão de 31,19 kPa, sem considerar a elevação no ponto de ebulição (ou seja, sem EPE). Para isso, vamos precisar usar as tabelas de propriedades da água, que nos dão informações sobre temperatura e entalpia em diferentes pressões.

Passo 2

Primeiro, vamos encontrar a temperatura de saturação da água nessa pressão de 31,19 kPa. A temperatura de saturação é a temperatura na qual a água começa a ferver sob uma determinada pressão. Para isso, consultamos as tabelas de saturação da água.

Passo 3

Consultando as tabelas de saturação da água, vemos que a pressão de 31,19 kPa corresponde a uma temperatura de saturação de aproximadamente 68°C. Isso significa que, a essa pressão, a água vai ferver a 68°C.

Passo 4

Agora, vamos determinar a entalpia do vapor nessa condição. A entalpia do vapor saturado (h_g) é a quantidade de energia necessária para transformar a água líquida em vapor a essa temperatura e pressão. Novamente, usamos as tabelas de propriedades da água para encontrar esse valor.

Passo 5

De acordo com as tabelas, a entalpia do vapor saturado a 31,19 kPa (68°C) é aproximadamente 2392 kJ/kg. Esse valor representa a energia necessária para vaporizar 1 kg de água nessas condições.

Resposta

A entalpia do vapor produzido é aproximadamente 2392 kJ/kg e a temperatura é cerca de 68°C.

Exercícios relacionados