Para o equilíbrio: \mathrm{A}(g) \leftrightarrow \mathrm{B}(g)+\mathrm{C}(g) K=2, \Delta \mathrm{H}=-36,51 \mathrm{~kJ} / \mathrm{mol}. Explique o que ocorrerá com a concentração de A num recipiente de 1 litro, em cada caso, independentemente, se forem adicionados:
d) For removido A

Passo 1

O enunciado apresenta o equilíbrio gasoso
\mathrm{A}(g)\;\rightleftharpoons\;\mathrm{B}(g)+\mathrm{C}(g),
com constante de equilíbrio K=2 (a uma dada temperatura, pois não há variação de T aqui) e entalpia padrão de reação \Delta H=-36{,}51\\ \mathrm{kJ/mol}.
Na alínea (d) removemos \mathrm{A} de um recipiente de 1 L já em equilíbrio e queremos saber o que ocorre com [\mathrm{A}].

Passo 2

Quando se retira parte de \mathrm{A}, sua concentração inicial cai. Definindo o quociente de reação
Q=\frac{[\mathrm{B}]\,[\mathrm{C}]}{[\mathrm{A}]},
ao diminuir [\mathrm{A}] temos denominação menor, logo Q aumenta e fica Q>K. Para restabelecer o equilíbrio, o sistema deve reduzir Q até Q=K.

Passo 3

Para diminuir Q (pois Q>K) a reação se desloca no sentido que consome \mathrm{B} e \mathrm{C} formando \mathrm{A}, ou seja, desloca-se para a esquerda. Isso faz com que [\mathrm{A}] cresça novamente até o novo ponto de equilíbrio.

Resposta

A concentração de \mathrm{A} aumenta, pois o equilíbrio desloca-se para a esquerda (formando \mathrm{A}) até restaurar Q=K.

Exercícios relacionados