Escreva a estrutura de Lewis para a molécula de SF6, aplique a Teoria de Repulsão dos Pares de Elétrons da Camada de Valência (TRPECV) e a partir da estrutura gerada determine todos os elementos de simetria existentes na molécula.

Passo 1

O enunciado pede a estrutura de Lewis de SF6, a aplicação da Teoria de Repulsão dos Pares de Elétrons da Camada de Valência (TRPECV, ou VSEPR) para encontrar a geometria e, a partir daí, identificar todos os elementos de simetria da molécula. Para isso precisamos:
1. Calcular os elétrons de valência totais.
2. Montar a estrutura de Lewis e ver se há expansão de octeto em enxofre.
3. Aplicar TRPECV para determinar a geometria.
4. Listar os elementos de simetria da geometria obtida (octaédrica).

Passo 2

Calcule os elétrons de valência: enxofre tem 6 e cada flúor tem 7, totalizando
6 + 6times7 = 48 elétrons é
Na estrutura de Lewis colocamos o enxofre no centro e ligamos aos 6 fluors, usando 6 ligações simples ( 12 elétrons). Restam 48-12=36 elétrons, que viram 18 pares isolados, exatamente 3 pares em cada átomo de flúor. O enxofre fica com 6 ligações e nenhum par isolado (octeto expandido com 12 elétrons no total em sua esfera de valência).

Passo 3

Pelo TRPECV contamos 6 regiões de ligação (pares ligantes) e 0 pares livres ao redor de S. Isso leva à geometria octaédrica perfeita, com ângulos 90^circ entre ligações.

Passo 4

Na geometria octaédrica temos estes eixos de rotação (elementos próprios):
  • E (identidade)
  • 3 eixos C4 passando por pares de átomos F opostos (rotações de 90^circ,180^circ,270^circ).
  • 4 eixos C3 ao longo das diagonais do octaedro (rotações de 120^circ,240^circ).
  • 6 eixos C2 que cortam arestas opostas (rotações de 180^circ).

Passo 5

Além disso, por se tratar de octaedro completo (ponto de grupo Oh), temos elementos impróprios e reflexões:
  • Centro de inversão i.
  • 3 eixos S4 coincidentes com os eixos C4 (giro de 90^circ + reflexão).
  • 4 eixos S6 coincidentes com os eixos C3 (giro de 60^circ + reflexão).
  • 3 planos horizontais sigmah perpendiculares aos eixos C4 (planos xy, yz, zx).
  • 6 planos diagonais sigmad que contêm um eixo C4 e bissetam o ângulo entre dois eixos C2.

Resposta

E (identidade)
3 eixos C4 4 eixos C3 6 eixos C2
centro de inversão i 3 eixos S4 4 eixos S6 3 planos sigmah 6 planos sigmad

Exercícios relacionados