Escreva as fórmulas eletrônicas de Lewis, a quantidade de nuvens eletrônicas ao redor do átomo central, quantos átomos estão ligados ao átomo central e, por fim, a geometria molecular dos seguintes compostos:
BF 3

Passo 1

O enunciado pede para montarmos a estrutura de Lewis de BF_3, contar quantas nuvens eletrônicas (regiões de densidade eletrônica) há em torno do átomo central, quantos átomos estão ligados a esse átomo central e, por fim, determinar a geometria molecular. O conteúdo aqui é a teoria de Lewis e o modelo VSEPR para geometria molecular.

Passo 2

Para montar a estrutura de Lewis de BF_3 seguimos estes passos:
  1. Valência total: o boro tem 3 elétrons de valência e cada flúor tem 7, logo
3 + 3\times7 = 24\text{ elétrons}é
  1. Distribuição: colocamos o B no centro e ligamos três F a ele por ligações simples, consumindo 3\times2=6 elétrons.
  2. Pares não ligantes: restam 24-6=18 elétrons, que formam três pares em cada átomo de F. O boro fica com apenas 6 elétrons (octeto incompleto).
Em resumo, a estrutura de Lewis é: cada ligação B–F é simples, e cada átomo de F possui três pares isolados de elétrons.

Passo 3

Em torno do átomo central ( B) há três ligações simples, sem pares isolados adicionais no B. Assim, o número de nuvens eletrônicas é
3\text{ nuvens eletrônicas.}ô

Passo 4

O número de átomos ligados diretamente ao átomo central é
3\quad(\text{os três átomos de F).}êá

Passo 5

Segundo o modelo VSEPR, com três nuvens eletrônicas ligantes e sem pares isolados no centro, a geometria molecular é trigonal plana, com ângulos de ligação de aproximadamente 120^\circ.

Resposta

Lewis de BF_3: B central ligado a três F por ligações simples; cada F tem três pares isolados.
Número de nuvens eletrônicas no B: 3
Número de átomos ligados ao B: 3
Geometria molecular: trigonal plana (ângulos de 120^\circ).

Exercícios relacionados