Escreva o mecanismo da reação abaixo em que se forma o ácido butanóico:
b) butanamida +NaOH
b) butanamida +NaOH
Passo 1
Beleza, vamos lá! A questão pede para a gente mostrar o mecanismo da reação entre a butanamida e o NaOH para formar o ácido butanóico. Isso está dentro da matéria de Reações de Hidrólise de Amidas. Para resolver, vamos precisar entender como as amidas reagem com bases fortes como o NaOH para se transformarem em ácidos carboxílicos.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar que a butanamida é uma amida derivada do ácido butanoico. A sua estrutura é:
E o NaOH é uma base forte que vai ajudar na hidrólise da amida.
Passo 3
O primeiro passo no mecanismo é a adiciona do íon hidroxila (OH⁻) do NaOH ao carbono do grupo carbonila (C=O) da amida. Esse carbono é parcialmente positivo devido à eletronegatividade do oxigênio, então ele atrai o OH⁻.
Passo 4
Com isso, forma-se um intermediário tetraédrico, onde o oxigênio do OH⁻ está ligado ao carbono. Esse intermediário é instável e pronto para o próximo passo.
Passo 5
No próximo passo, a gente tem a eliminação do grupo amino (NH₂), que sai como uma molécula de água (H₂O) se combinar com um dos hidrogênios. Isso libera o grupo amino e forma um íon carboxilato.
Passo 6
Por fim, para finalizar a reação, o íon carboxilato se protona, ou seja, ganha um H⁺ do meio, formando o ácido butanóico.
Resposta
O mecanismo da reação entre a butanamida e o NaOH resulta na formação do ácido butanóico: