Escreva as semi-reações para:
prata em contato com iodeto de prata sólido e uma solução de íons iodeto.
prata em contato com iodeto de prata sólido e uma solução de íons iodeto.
Passo 1
O enunciado pede para escrever as semi-reações (metade-reações redox) no sistema onde há:
(prata metálica),
(iodeto de prata sólido) e íons iodeto em solução
.
O que devo entregar: as duas semi-reações relevantes — a de redução e a de oxidação — envolvendo essas espécies.
O que devo entregar: as duas semi-reações relevantes — a de redução e a de oxidação — envolvendo essas espécies.
Passo 2
Rápido lembrete do que é uma semi-reação redox (passo pedagógico):
- Redução é ganho de elétrons; a espécie ganha elétrons e seu número de oxidação diminui.
- Oxidação é perda de elétrons; a espécie perde elétrons e seu número de oxidação aumenta.
Em semi-reações balanceamos sempre átomos e cargas. Elétrons aparecem na equação para ajustar a carga total de cada lado. Também é importante indicar as fases das espécies (s, aq, g).
Passo 3
Identificar as variações de estado de oxidação aqui:
- Em
o prata tem número de oxidação . - Em
o prata está como (número de oxidação ) e o iodo como .
Logo, a transformação relevante que combina as espécies dadas é a remoção/adição de um elétron relacionada ao íon prata dentro do sólido. Podemos escrever a semi-reação que descreve diretamente a redução do íon prata presente em para metal, liberando um em solução.
Passo 4
Construção e balanceamento da semi-reação de redução (explicando passo a passo):
- Começo com a fórmula do sal sólido no lado da redução:
. - Ao reduzir
a é preciso um elétron: isso sugere adicionar no lado dos reagentes. - O produto será
e o íon (pois o iodo sai como íon em solução).
Verificando átomos: 1 Ag e 1 I em ambos os lados — ok. Verificando cargas: lado esquerdoé neutro, mais dá carga ; lado direito neutro + tem carga . Carga balanceada. Portanto a semi-reação de redução balanceada é:
Passo 5
Obter a semi-reação de oxidação é simplesmente escrever a reação inversa da de redução (porque oxidação é perda de elétron). Invertendo a redução acima temos:
Aqui o metal
perde um elétron (é oxidado a
que imediatamente precipita como
), e o elétron aparece no produto para balancear a carga.
Passo 6
Comentário prático curto (para a prova):
- Muitas vezes é conveniente usar diretamente a semi-reação com o sal sólido, tal como escrita acima — ela resume simultaneamente a mudança de estado do prata e a liberação/coleta do íon iodeto.
- Se alguém preferir, pode decompor em duas etapas conceituais:
(redução do cátion) e (precipitação), que combinadas dão a semi-reação com .