Em um experimento de titulação, um aluno sempre obtém resultados que estão
acima do valor real. Discuta se esse erro é sistemático ou aleatório e como isso pode afetar os resultados.
Passo 1
Beleza, vamos resumir o que o enunciado pede. Temos um experimento de titulação em que o aluno sempre anota um volume 0,2 mL acima do valor real. A matéria aqui é “erros em medidas experimentais” (analítica básica). Para resolver, a gente vai precisar entender o que são erros sistemáticos e aleatórios e como cada um impacta os resultados de uma titulação.
Passo 2
Primeiro, o que é erro aleatório?
- Erro aleatório varia pra cima e pra baixo de forma imprevisível – tipo quando você mede várias vezes e a cada vez sai um valor ligeiramente diferente, ora maior, ora menor.
Já o erro sistemático é um “desvio constante” – ele puxa todas as suas medições pra mesma direção e intensidade, como um relógio adiantado que marca sempre 5 minutos a mais.
Passo 3
No nosso caso, o aluno sempre obtém um valor 0,2 mL acima do real. Isso significa que, em todas as tentativas, há um viés fixo de +0,2 mL.
Logo, é um erro sistemático, pois não “flutua” para cima e para baixo de modo aleatório, mas sim fica constantemente deslocado.
Logo, é um erro sistemático, pois não “flutua” para cima e para baixo de modo aleatório, mas sim fica constantemente deslocado.
Passo 4
Como esse erro sistemático afeta o experimento de titulação?
- Dá um viés nos resultados: seu volume titulado é sempre maior do que deveria.
- Isso compromete a exatidão (accuracy) da medida – os valores ficam todos “errados pra cima”.
- A precisão (precision), ou seja, o quanto as medidas concordam entre si, até pode continuar boa (as repetidas titulações dão sempre valores muito próximos), mas não adianta ter repetibilidade se o resultado está enviesado.
- Se você usar esse volume para calcular concentração do analito, vai subestimar ou superestimar essa concentração, dependendo da fórmula da titulação. Por exemplo, na titulação ácido-base:
Commaior por causa do erro, o calculado vai ficar diferente do real.
Resposta
O erro de +0,2 mL em todas as medições é um erro sistemático. Ele introduz um viés constante que afeta a exatidão dos resultados, fazendo com que todas as titulações apareçam maiores do que realmente são, embora a repetibilidade entre elas (precisão) não sofra.