Faça a previsão dos produtos formados das reaçöes que realmente ocorrem. Faça o balanceamento destas equações químicas:
\mathrm{KCl}_{(\mathrm{aq})}+\mathrm{NaNO}_{3(\mathrm{aq})} \rightarrow

Passo 1

O enunciado pede para prever os produtos de dupla troca entre \mathrm{KCl_{(aq)}} e \mathrm{NaNO_3_{(aq)}} e depois balancear a equação correspondente. O método consiste em (1) trocar os cátions entre os ânions, obtendo-se \mathrm{KNO_3} e \mathrm{NaCl}, e (2) aplicar as regras de solubilidade para ver se algum produto é insolúvel (formando precipitado) ou se ocorre reação.

Passo 2

Escrevendo a equação molecular de dupla troca, temos:
\mathrm{KCl_{(aq)} + NaNO_3_{(aq)} \rightarrow KNO_3_{(aq)} + NaCl_{(aq)}}

Passo 3

Aplicamos as regras de solubilidade:
– Todos os nitratos ( \mathrm{NO_3^-}) são solúveis. Logo, \mathrm{KNO_3} permanece em solução.
– Todos os sais de sódio ( \mathrm{Na^+}) e de potássio ( \mathrm{K^+}) são solúveis. Logo, \mathrm{NaCl} também permanece em solução.

Passo 4

Nenhum dos produtos se torna sólido, gás ou outra espécie removida da solução. Não há formação de precipitado nem evolução de gás, portanto não há reação líquida efetiva.

Resposta

Não ocorre reação (NR).

Exercícios relacionados