Faça a previsão dos produtos formados das reações que realmente ocorrem. Faça o balanceamento destas equações químicas:
\mathrm{Pb}\left(\mathrm{NO}_{3}\right)_{2}+\mathrm{AlCl}_{3(\mathrm{aq})} \rightarrow

Passo 1

O enunciado pede a reação de dupla troca entre \mathrm{Pb(NO_3)_2} e \mathrm{AlCl_3} em meio aquoso. O conteúdo envolve prever os íons trocados (reação de dupla troca) e aplicar a regra de solubilidade para identificar precipitados. Em seguida, faremos o balanceamento da equação molecular.

Passo 2

Na reação de dupla troca, os catiões trocam de ânions. Assim, trocamos o \mathrm{Pb^{2+}} pelo \mathrm{Al^{3+}} e o \mathrm{Cl^-} pelo \mathrm{NO_3^-}. Os produtos não balanceados são:
\mathrm{PbCl_2}\quad\text{e}\quad\mathrm{Al(NO_3)_3}.

Passo 3

Pela regra de solubilidade, todos os nitratos são solúveis e quase todos os cloretos também, exceto \mathrm{PbCl_2} (precipita). Logo: \mathrm{PbCl_2} será sólido (s) e \mathrm{Al(NO_3)_3} permanece em solução aquosa (aq).

Passo 4

Escrevendo a equação molecular não balanceada com estados físicos:
\mathrm{Pb(NO_3)_2\,(aq)} + \mathrm{AlCl_3\,(aq)} \longrightarrow \mathrm{PbCl_2\,(s)} + \mathrm{Al(NO_3)_3\,(aq)}

Passo 5

Balanceando coeficientes por inspeção:
– Para que os nitratos se conservem, são necessários 6 nitratos em ambos os lados, logo 3 moléculas de \mathrm{Pb(NO_3)_2}.
– Para conservar o alumínio e o cloro, ajustamos 2 moléculas de \mathrm{AlCl_3} e 3 de \mathrm{PbCl_2}.
Fica então:
3\,\mathrm{Pb(NO_3)_2\,(aq)} \;+\; 2\,\mathrm{AlCl_3\,(aq)} \;\longrightarrow\; 3\,\mathrm{PbCl_2\,(s)} \;+\; 2\,\mathrm{Al(NO_3)_3\,(aq)}

Resposta

3\,\mathrm{Pb(NO_3)_2\,(aq)} + 2\,\mathrm{AlCl_3\,(aq)} \longrightarrow 3\,\mathrm{PbCl_2\,(s)} + 2\,\mathrm{Al(NO_3)_3\,(aq)}

Exercícios relacionados