Quando uma família americana compra uma garrafa de vinho italiano por US \ 100 , a. O consumo dos EUA não muda, as exportações líquidas dos EUA diminuem em US \$100 e o PIB dos EUA diminui em US\(\\)100.
b. O consumo dos EUA não muda, as exportações líquidas dos EUA aumentam em US $100 e o PIB dos EUA aumenta em US \100$.
c. O consumo dos EUA aumenta em $100, as exportações líquidas dos EUA diminuem em $ 100 e o PIB dos EUA não muda.
d. O consumo dos EUA aumenta em US $100, as exportações líquidas dos EUA não mudam e o PIB dos EUA aumenta em $ 100.

Passo 1

O enunciado dá a seguinte situação: uma família americana compra uma garrafa de vinho italiano por \$100. As perguntas implícitas são: o que acontece com (1) o consumo dos EUA, (2) as exportações líquidas dos EUA e (3) o PIB dos EUA após essa compra? As informações relevantes que temos são apenas que o bem comprado é importado (veio da Itália) e que o gasto da família foi de \$100.

Passo 2

Vou lembrar a identidade contábil básica do produto interno bruto (PIB) usada em macroeconomia:
Y = C + I + G + (X - M)
onde
  • Y é o PIB (renda nacional);
  • C é o consumo privado (gastos das famílias com bens e serviços);
  • I é o investimento;
  • G é o gasto do governo;
  • X são as exportações;
  • M são as importações;
  • (X - M) são as exportações líquidas (saldo entre exportações e importações).
Explicação didática e importante: quando uma família compra algo, esse gasto entra em C. Porém, se o bem é importado, ele também aumenta M. Nas contas do PIB, importa-se o gasto do consumo, mas subtrai-se as importações quando se calcula X-M, para não contar renda gerada fora do país. Assim, uma compra de importado tem dois efeitos que podem se compensar.

Passo 3

Aplicando ao caso concreto:
  • A compra aumenta o consumo privado em \$100. Ou seja, \Delta C = +\$100.
  • Como o bem é importado, as importações aumentam em \$100. Ou seja, \Delta M = +\$100.
  • Não há razão para as exportações dos EUA mudarem por essa operação, então \Delta X = 0.
    Logo a variação das exportações líquidas é
\Delta (X - M) = \Delta X - \Delta M = 0 - \$100 = -\$100.
Agora a variação do PIB é
\Delta Y = \Delta C + \Delta I + \Delta G + \Delta (X - M).
Como não houve mudança em I nem em G, temos
\Delta Y = +\$100 + (-\$100) = \$0.

Passo 4

Interpretação final (do jeito que vai cair na prova): o gasto aparece como consumo (+ \$100), mas como é gasto em importações isso reduz as exportações líquidas (- \$100), e esses dois efeitos se cancelam na identidade do PIB, de modo que o PIB dos EUA não muda.

Resposta

c.

Exercícios relacionados