- As fases da Lua são consequências da:
a) rotaçăo terrestre e lunar,
b) translação da Terra;
c) revolução terrestre e translação solar;
d) translação lunar.
e) translação da Terra e da Lua.
a) rotaçăo terrestre e lunar,
b) translação da Terra;
c) revolução terrestre e translação solar;
d) translação lunar.
e) translação da Terra e da Lua.
Passo 1
O enunciado pergunta qual é a causa das fases da Lua, e dá cinco alternativas:
a) rotação terrestre e lunar,
b) translação da Terra,
c) revolução terrestre e translação solar,
d) translação lunar,
e) translação da Terra e da Lua.
a) rotação terrestre e lunar,
b) translação da Terra,
c) revolução terrestre e translação solar,
d) translação lunar,
e) translação da Terra e da Lua.
Informações relevantes do enunciado:
- Quer saber a causa das fases da Lua (ou seja, por que vemos a Lua com formas diferentes ao longo do tempo).
- As opções usam os termos “rotação” e “translação”. Vou tratar esses termos claramente nos próximos passos.
Passo 2
Definição dos termos importantes (explicação didática):
- Rotação: é o movimento de um corpo girando em torno do seu próprio eixo. Ex.: a Terra faz rotação em aproximadamente 24 horas (dia e noite).
- Translação (ou revolução, em linguagem comum): é o movimento de um corpo ao redor de outro, ou seja, a órbita. Ex.: a Terra transla ao redor do Sol em 1 ano; a Lua transla ao redor da Terra em cerca de 27,3 dias (período orbital sideral) — o que normalmente chamamos de “mês lunar”.
Observação importante e comum de física/astronomia: “translação lunar” = movimento orbital da Lua ao redor da Terra.
Passo 3
O que provoca as fases da Lua (explicação passo a passo):
- A fonte de luz principal do sistema Terra–Lua é o Sol. A Lua não emite luz própria; o que vemos é a luz solar refletida pela superfície lunar.
- Em qualquer instante, metade da Lua (a face voltada para o Sol) está iluminada e a outra metade está na sombra. Assim, a Lua sempre tem metade iluminada — o que muda é quanto dessa metade iluminada é visível da Terra.
- À medida que a Lua transla ao redor da Terra, a geometria relativa Terra–Lua–Sol muda. Isso altera a fração da parte iluminada que fica voltada para nós na Terra e, portanto, a aparência da Lua (nova, crescente, cheia, minguante, etc.).
- Resumindo em uma frase simples: as fases são consequência das diferentes posições da Lua em sua órbita em relação ao Sol e à Terra.
Passo 4
Por que as outras opções estão incorretas (desmistificando erros comuns):
- a) “rotação terrestre e lunar”: a rotação terrestre (dia/noite) não muda a fração iluminada da Lua; só muda quando nós vemos a Lua no céu, mas não causa as fases. A rotação lunar (giro da Lua em torno do próprio eixo) é praticamente sincronizada com sua translação (a Lua mostra quase sempre a mesma face por causa de travamento de maré), então a rotação lunar também não é a causa das fases.
- b) “translação da Terra”: o movimento da Terra ao redor do Sol altera levemente a geometria ao longo do ano, mas não é a causa direta das fases que ocorrem a cada ~29,5 dias (ciclo sinódico). As fases mudam porque a Lua se move ao redor da Terra, não porque a Terra transla ao redor do Sol.
- c) “revolução terrestre e translação solar”: mistura termos confusos; “translação solar” não é um termo padrão e a revolução (translação) da Terra ao redor do Sol não explica o ciclo mensal das fases.
- e) “translação da Terra e da Lua”: envolver a translação da Terra aqui é desnecessário para explicar o ciclo lunar típico; a causa principal e suficiente é o movimento orbital da Lua em torno da Terra.
Passo 5
Exemplo concreto e numérico (para fixar a ideia):
- Imagine o Sol à direita, a Terra no centro e a Lua na posição entre Terra e Sol: a face iluminada da Lua fica voltada para o Sol e, da Terra, quase não vemos a parte iluminada → Lua nova.
- Se a Lua estiver do outro lado da Terra, a face voltada para a Terra está totalmente iluminada → Lua cheia.
- Entre essas posições temos crescente e minguante conforme a Lua se move na sua órbita — tudo por causa da “translação lunar”.
Resposta
d) translação lunar.