Considere um barco com a vela aberta. Um grande ventilador, preso no interior do barco, produz vento sobre a vela do barco. O barco se deslocará sob a ação deste vento?
Passo 1
Vamos analisar o problema: temos um barco com vela aberta e um grande ventilador dentro do barco que produz vento sobre a vela. O conteúdo que vamos utilizar aqui é a Terceira Lei de Newton, que fala sobre ação e reação. Precisamos entender como essas forças interagem para determinar se o barco se moverá ou não.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar o que diz a Terceira Lei de Newton: para toda ação, há uma reação igual e oposta. Isso significa que se um objeto A exerce uma força sobre o objeto B, o objeto B exerce uma força de mesma intensidade, mas em sentido contrário, sobre o objeto A.
Passo 3
No nosso caso, o ventilador dentro do barco está soprando vento sobre a vela. Vamos considerar o ventilador como o objeto A e a vela como o objeto B. O ventilador exerce uma força (ação) no ar, fazendo com que o vento sopre sobre a vela.
Passo 4
De acordo com a Terceira Lei de Newton, a vela exerce uma força igual e oposta (reação) sobre o vento produzido pelo ventilador. Porém, tanto o ventilador quanto a vela estão ligados ao próprio barco, formando um sistema fechado.
Passo 5
Como as forças de ação e reação estão dentro do mesmo sistema (o barco), elas se cancelam mutuamente. Isso significa que não há uma força líquida resultante que possa fazer o barco se mover.
Resposta
Não, o barco não se deslocará sob a ação do vento produzido pelo ventilador.