Uma fonte de fem 12 V e resistência interna de 2,0 ohms está ligada em série a um resistor de 4,0 ohms. A potência que a fonte entrega ao circuito e a potência dissipada dentro da fonte são, respectivamente:
Escolha uma opção:
16 W e 8,0 W
16 We 4,0 W
16 We 16 W
24 We 8,0 W
Escolha uma opção:
16 W e 8,0 W
16 We 4,0 W
16 We 16 W
24 We 8,0 W
Passo 1
Beleza, vamos lá! O exercício fala sobre uma fonte com força eletromotriz (Fem) de 12 V e resistência interna de 2,0 ohms que está conectada em série a um resistor de 4,0 ohms. O conteúdo envolvido aqui é de circuitos elétricos, especificamente resistência em série e cálculo de potência. Para resolver, vamos precisar usar as fórmulas de resistência equivalente, Lei de Ohm e potência elétrica.
Passo 2
Primeiro, vamos calcular a resistência total do circuito. Como os resistores estão em série, a resistência total (R_total) é a soma das resistências individuais:
Substituindo os valores:
Passo 3
Agora, vamos usar a Lei de Ohm para encontrar a corrente que circula no circuito. A Lei de Ohm diz que a corrente (I) é igual à tensão (V) dividida pela resistência total (R_total):
Substituindo os valores:
Passo 4
Em seguida, vamos calcular a potência que a fonte entrega ao circuito. A potência § é dada por:
Usando a tensão da fonte e a corrente que acabamos de encontrar:
Passo 5
Agora, vamos calcular a potência dissipada dentro da resistência interna da fonte. Novamente, usamos a fórmula da potência, mas agora com a resistência interna:
Substituindo os valores:
Resposta
A potência que a fonte entrega ao circuito é de 24 W e a potência dissipada dentro da fonte é de 8,0 W. Portanto, a opção correta é: