Foram adquiridas duas bombas iguais com capacidade de 60 \mathrm{l} / \mathrm{s} e 45 m de altura manométrica. Verificar as condições para o funcionamento em conjunto.

Passo 1

O enunciado diz que temos duas bombas idênticas, cada uma com vazão de \,60\;\mathrm{L/s} e altura manométrica de \,45\;\mathrm{m}, e pede para verificar as condições de funcionamento em conjunto. Para isso, em termos de teoria de máquinas hidráulicas, precisaríamos conhecer a curva característica do sistema (relação carga versus vazão do trecho de tubulação, válvulas etc.) e a curva característica de cada bomba.

Passo 2

Para determinar o ponto de operação conjunto (em paralelo ou em série) é imprescindível ter a curva do sistema. Sem ela, não há como traçar o ponto de interseção entre:
\begin{cases} \text{Curva combinada das bombas} \\\ \text{Curva característica do sistema} \end{cases}í
e, portanto, não é possível verificar se as bombas operarão corretamente em conjunto (isto é, qual será a vazão resultante em paralelo, ou a altura manométrica resultante em série).

Resposta

Não há como verificar as condições de funcionamento em conjunto porque a curva característica do sistema não foi fornecida.

Exercícios relacionados